Empirismo significa uma posição filosófica que toma a experiência como guia e critério de validade de suas afirmações, sobretudo nos campos da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência. O termo é derivado do grego empeiria, significando basicamente uma forma de saber derivado da experiência sensível e de dados acumulados com base nessa experiência, permitindo a realização de fins práticos. O lema do empirismo é a frase de inspiração aristotélica: ‘Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos’.”
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. p. 246.
Baseando-se na passagem destacada em negrito no enunciado, analise as proposições e assinale a alternativa CORRETA:
A. A experiência é a fonte válida para a construção de conhecimento. Dessa forma, uma experiência relacionada com a matemática pode ser considerada uma forma de empirismo.
B. Os sentidos são nossa conexão com o mundo que se busca conhecer, portanto, somente mediante dados ou fatos por eles percebidos, podemos construir conhecimento científico.
C. O empirismo pode ser entendido como valorizar a experiência humana, a realidade abstrata, a atividade do indivíduo na busca por uma metafísica especulativa pelos sentidos.
D. O empirismo pode ser entendido como subjetivismo ou relativismo, ou seja, o conhecimento é relativo ao indivíduo, uma vez que os sentidos podem variar de pessoa para pessoa.
E. Todo conhecimento válido resulta de uma base intelectual, de pensamentos ou intuições intelectuais, elaborando-se e
Respostas
A alternativa CORRETA sobre empirismo:
B. Os sentidos são nossa conexão com o mundo que se busca conhecer, portanto, somente mediante dados ou fatos por eles percebidos, podemos construir conhecimento científico.
As principais características do empirismo são:
. não há ideias inatas, nem conceitos abstratos.
. o conhecimento se reduz a impressões sensíveis e a ideias definidas como cópias enfraquecidas das impressões sensoriais.
. as qualidades sensíveis são subjetivas.
. as relações entre as ideias reduzem-se a associações.
. os primeiros princípios, e em particular o da causalidade, reduzem-se a associações de ideias convertidas e generalizadas sob forma de associações habituais.
. o conhecimento é limitado aos fenômenos e toda a metafísica, conceituada em seus termos convencionais, é impossível.
Principais filósofos empiristas: Francis Bacon, John Locke, Thomas Hobbes, George Berkeley e David Hume