Respostas
Resposta:
Previsão de Demanda proporciona às empresas informações valiosíssimas sobre os mercados em que operam, bem como sobre os mercados-alvo. Conhecida também como Estimativa de Demanda, está relacionada com prever o que acontecerá no futuro e que impacta diretamente a área produtiva da empresa.
O objetivo da Previsão de Demanda é entender qual será a demanda de uma empresa para que gestores estejam aptos a tomarem decisões precisas sobre preços, potencial de mercado e possibilidade de expansão. Organizações já estabelecidas utilizam a Projeção de Demanda para avaliar a viabilidade de entrar em um novo mercado. Caso perceba que a demanda por seu produto aumentará no futuro, a organização poderá melhor elaborar um plano de ação para planejar o início das operações no novo mercado, diminuindo, assim, possíveis riscos que afetarão sua competitividade e diminuirão sua lucratividade.
exemplos:
- ao monitorar a demanda do consumidor em relação a preços específicos, é possível usar essas informações para fazer ajustes em suas políticas de preços, com foco em itens de margem mais alta ou em produtos que estão em alta procura.
- uma empresa pode fazer um pedido antecipado de matérias-primas, para aproveitar o preço favorável, se for capaz de prever um aumento na demanda.
- uma loja de varejo espera uma demanda mais forte do que o normal para um determinado item durante a temporada de férias, ela pode precisar contratar mais vendedores.
- Todas as empresas buscam maneiras de se diferenciar dos concorrentes. Ao prever a demanda para períodos futuros, elas podem alterar suas estratégias.
Explicação:
O excesso de estoque significa dinheiro parado e a falta dele significa perda de vendas. Afinal, como avaliar a real importância da previsão de estoque? A resposta é por meio da previsão de demanda. Esta técnica tem como objetivo fazer uma estimativa da futura demanda por produtos de uma empresa.