Respostas
Resposta:
Abiótico – é o componente não vivo do meio ambiente. Inclui as condições físicas e químicas do meio.
Biótico – é o componente vivo do meio ambiente. Inclui a fauna, flora, vírus, bactérias, etc.
Ecossistema – conjunto integrado de fatores físicos, químicos e bióticos, que caracterizam um determinado lugar, estendendo-se por um determinado espaço de dimensões variáveis. Também pode ser uma unidade ecológica constituída pela reunião do meio abiótico (componentes não-vivos) com a comunidade, no qual ocorre intercâmbio de matéria e energia. Os ecossistemas são as pequenas unidades funcionais da vida.
Autótrofos – seres vivos, como as plantas, que produzem seus próprios alimentos à custa de energia solar, do CO2 do ar e da água do solo. Palavra originada do grego autos = próprio + trophos = nutrir.
Habitat – ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis para o desenvolvimento, a sobrevivência e a reprodução de determinados organismos. Os ecossistemas, ou parte deles, nos quais vive um determinado organismo, é seu habitat. O habitat constitui a totalidade do ambiente do organismo. Cada espécie necessita de determinado tipo de habitat porque tem um determinado nicho ecológico.
Heterotróficos ou heterótrofos- por sua vez, não são capazes de produzir seu próprio alimento, dependendo do consumo de material orgânico previamente formado.
Abiótico: Os chamados componentes abióticos de um ecossistema são representados pelos fatores físicos como a temperatura, luminosidade, umidade, ventos entre outros e também pelos fatores químicos como a quantidade relativa dos inúmeros elementos químicos presentes na água e também no solo.
Biótico: Os componentes bióticos do ecossistema são representados pelos seres vivos que são divididos em autótrofos e heterótrofos. Grande parte dos seres autótrofos (algas, plantas e certas bactérias) realiza a fotossíntese através da captação da energia luminosa do sol e utilizando-a na fabricação de matéria orgânica.
Ecossistema: Os seres autótrofos produzem toda a matéria orgânica que é consumida como alimento pelos seres heterótrofos. Dessa forma são chamados de produtores e os segundos são os consumidores. Num ecossistema de campo temos as plantas de capim como os produtores.
Autótrofo: O termo autótrofo tem como origem o grego, em que auto significa si próprio, si mesmo, e trophos é a palavra usada no sentido de alimentar. Ou seja, um autótrofo é o ser que consegue alimentar a si mesmo.
Heterótrofos: Diferentemente dos seres autótrofos, os organismos heterótrofos não são capazes de produzir seu próprio alimento, sendo necessário consumir outros seres vivos para se manterem. Eles aproveitam as fontes de carbono que constituem outros seres, como plantas e animais.
Habitat: Habitat é um termo bastante utilizado em Ecologia e diz respeito ao local onde uma determinada espécie vive e desenvolve-se, ou seja, o habitat é o ambiente propício para que uma espécie possa alimentar-se e reproduzir-se.