Há várias maneiras de classificar os ossos. Eles podem ser classificados pela sua posição topográfica (axial e apendiculares) bem como, pela sua forma, classificando-os segundo a predominância de uma das dimensões (comprimento, largura e espessura) sobre as outras duas. Considerando o exposto acima, julgue os itens abaixo como V ou F
( ) Os ossos do crânio são planos ou laminares.
( ) Os ossos longos possuem comprimento maior que a largura e espessura. Ex.: esterno
( ) Ossos sesamóides desenvolvem-se nos tendões ou cápsulas articulares. Ex.: patela
( ) Osso laminar ou plano possui comprimento e largura equivalentes e apresentam reduzida espessura. Ex.: escápula
( ) Ossos irregulares possuem uma morfologia complexa que não encontra correspondência em formas geométricas conhecidas. Ex.: vértebras.
Respostas
Resposta:
V, F, F, V
Explicação:
Ossos laminares são formados, geralmente, por duas lâminas de tecido compacto quase paralelas e separadas por uma camada de tecido esponjoso, caracterizando-os como finos e compactos ossos do corpo . Exemplos: Ossos do crânio, como o frontal e o parietal, costelas e escápula.
Ossos longos: São os ossos que possuem comprimento maior que sua largura e espessura. Outras características destes ossos é que, geralmente, possuem um corpo (diáfise) e duas extremidades (epífises) um pouco mais largas. Exemplo: Os ossos que compõem a coxa e a perna – fêmur, tíbia e fíbula.
Os sesamóides são encontrados embaixo da articulação do dedo grande (hálux). Há dois ossos em cada pé, sendo um medial e outro lateral. Os sesamóides são encontrados embaixo da articulação do dedo grande (hálux) e são tipicamente de tamanho pequeno (como dois feijões).
Eles são formados por, tecido esponjoso fechado dentro de uma fina camada de osso compacto. Os ossos irregulares são: vértebras, sacro, cóccix, temporais, esfenóide, etmóide, zigomático, maxila, mandíbula, concha nasal inferior, e hióide, todos são bonitos mas muito tortos pois são irregulares.