Leia as afirmações e assinale somente a que estiver correta:
(a) - De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), “a deficiência auditiva afeta cerca de 20% da população mundial, sendo o principal acometimento crônico sem tratamento no mundo, nos dias atuais”.
(b) Algumas pesquisas nos alertam que uma em cada 100 crianças têm algum problema auditivo ao nascimento. No Brasil, calcula-se que 1 milhão de homens e mulheres tenham algum tipo de perda auditiva e que, aproximadamente, 100 mil não ouçam praticamente nenhum som (SILVA, 2012).
(c) Em casa e na escola, é importante observar o comportamento da criança. Atrasos no desenvolvimento da linguagem e da comunicação, alterações de comportamento, dificuldade no aprendizado e isolamento podem indicar algum distúrbio auditivo. Nas empresas e indústrias, testes de audição periódicos e proteção de ouvido para empregados expostos a muito barulho ajudam a prevenir a surdez ocupacional, relacionada a ruídos em ambiente de trabalho.
(d) Para confirmar o diagnóstico de surdez ou grau de perda auditiva em uma pessoa, além dos sinais apresentados no diaa-dia e observados pela família, são realizados alguns exames clínicos onde os profissionais medirão a capacidade auditiva através dos decibéis (dB). Quanto maior a quantidade de dB necessários para o individuo ouvir, maior é sua perda auditiva.
Respostas
A alternativa correta sobre surdez é a letra c) Em casa e na escola, é importante observar o comportamento da criança. [...]. Nas empresas e indústrias, testes de audição periódicos e proteção de ouvido para empregados expostos a muito barulho ajudam a prevenir a surdez ocupacional, relacionada a ruídos em ambiente de trabalho.
A. Falsa. A Organização Mundial da Saúde não aponta que a deficiência auditiva não tem tratamento.
Inclusive, a instituição cita que é um problema que deve ser tratado precocemente, pois caso contrário, representa um custo de US$ 750 bilhões a cada ano.
B. Falsa. O cálculo é de que 15 milhões de homens e mulheres tenham algum tipo de perda auditiva no Brasil.
C. Verdadeira. É importante observar desde cedo a criança, perceber se ela atende aos estímulos. Nas empresas, deve ser realizado exames periodicamente.
D. Falsa. São diferentes tipos de deficiência auditiva, podendo ser uma perda maior ou menor.
Abraços!