Numa segunda esteira, agora a da contextualização da arte, do belo e da
estética com o esporte, remete-se a possibilidade de se pensar a intervenção
profissional de EF e o esporte, imbicadas numa possibilidade de animação e
mediação cultural, em face à aproximação da área, para com as considerações
pedagógicas dos autores que buscam nos estudos socioculturais, inspiração
para repensar o papel da EF na sociedade.
E, sendo assim, é que as considerações acerca da estética devem ser trazidas
às discussões dos de dentro da área. No entanto, adverte-se que ela não está
relacionada apenas à arte, pois, todos estão submetidos, cotidianamente, a
situações estéticas, mesmo que de maneira inconsciente.
Afirma-se que o conceito de estética está relacionado ao conhecimento
sensível, ligado às sensações, aos sentidos (visão, audição, paladar, tato e
gustação), algo para o qual se é educado cotidianamente, que interfere nas
escolhas dos indivíduos em sociedade, mesmo que não se dê a ela, a
importância que deveria ter no processo educacional (MELO, 2010).
Se a estética não se resume à arte, esta continua a ser uma prática social
importante e pode ser uma eficaz ferramenta no processo de educação das
sensibilidades, dos diferentes beneficiários da Educação Física e do esporte.
As relações entre esporte e arte parecem comuns nos discursos.
Constantemente, fazendo referências a peculiaridades de pelejas esportivas,
ouvimos expressões como “a equipe joga por música”, “o atleta pintou umaaquarela naquela jogada”, “o time jogou como se coreografasse”, “a disputa foi
um verdadeiro filme em dois atos”, “o jogador está fazendo cena, fazendo
cinema”. Imagens “artísticas” do esporte são fartamente reproduzidas durante
anos. O comentário da população é geral. Até hoje se discute se valeu a pena
termos ganho a Copa do Mundo de Futebol de 1994, com um futebol “feio” e de
“resultados”, comparando esta seleção a da Copa de 1982, que executava um
futebol bonito, um “futebolarte”.
O aspecto estético da prática esportiva também já chamou a atenção de muitos
artistas, das mais diferentes linguagens. Nas artes plásticas, no cinema, na
música, na fotografia, na dança, na literatura, o esporte foi e continua sendo
utilizado como motivo de inspiração, ora mais ora menos direta. Os diálogos são
constantes. Para tanto, basta se observar nas transmissões esportivas,
reconhecendo como o apelo corporal e o estético, estão constantemente,
presentes nas propagandas, como sua exibição é frequente nos programas
televisivos, os transformado em produtos de compra e venda, com um parâmetro
homogêneo de corpo, de moda, de consumo e de beleza, onde o corpo tem se
transformado, antes em um objeto de desejo inalcançável, do que em uma
dimensão fundamental de prazer e de reconhecimento das subjetividades.
Assim, em decorrência disso, podem-se identificar reflexos perversos das
mais diversas ordens, tais como: a ocorrência de acidentes por excesso de
atividades físicas, a utilização de substâncias ilegais para alcance de um modelo
de corpo, o crescimento do número de afetados por doenças ligadas aos
transtornos alimentares, a mercantilização das práticas esportivas, a realização
indiscriminada de cirurgias estéticas, entre outros. Antes, deve-se contribuir para
que os beneficiários reconheçam seu corpo como dimensão importante para a
constituição de suas subjetividades. Portanto, as relações entre esporte e arte
devem ser compreendidas de forma multifacetada.
Assim, podem-se utilizar as manifestações artísticas nas práticas pedagógicas
relacionadas à Educação Física e ao esporte, para também programar
processos de formação estética, não só porque esta é uma dimensão importante
para os educandos, enquanto um aspecto relevante do processo educacional,
mas também por permitir ampliar a compreensão sobre o próprio esporte, já que
na arte encontram-se muitos indícios de representações sociais desta prática
1- O aspecto estético é um dos elementos fundamentais na consolidação da
popularidade do fenômeno esportivo?
Respostas
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Resposta:
uou passasse ×_××_××_×
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