TEÇA UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE AS CARACTERISICA DO
ROMANTISMO.
a) Individualismo e egocentrismo:
b) Certa liberdade formal:
c) Subjetividade e originalidade:
d) Idealização do amor e da mulher:
e) Exagero sentimental:
Respostas
Resposta:
B)certa liberdade formal
toda pessoa quando tem um romance ela ter que ter liberdade de falar na lingua formal
Resposta:
Explicação:
A)Individualismo e egocentrismo:
Individualismo; Tendência dominante da poética romântica para o culto e para a expressão da singularidade do indivíduo, do autor ou do sujeito poético.
Egocentrismo: Cultua-se o “eu” interior, atitude narcisista em que o individualismo prevalece microcosmos (mundo interior) X macrocosmos (mundo exterior).
B)Certa liberdade formal:
A linguagem dos textos românticos é marcada pela liberdade formal. As fórmulas literárias, com rigorosos esquemas métricos e rimas, são abandonadas.
Para expressar o arrebatamento que caracteriza o olhar romântico para a realidade, os escritores recorrem à adjetivação abundante e pontuação.
C)Subjetividade e originalidade:
Subjetividade: O poeta do romantismo quer retratar em sua obra uma realidade interior e parcial. Trata os assuntos de uma forma pessoal, de acordo com o que sente, aproximando-se da fantasia.
Originalidade: O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa
D)Idealização do amor e da mulher:
A mulher e o amor têm grande importância nas obras ultrarromânticas. Em geral, o sentimento é irrealizado, e a mulher é descrita enquanto amada perfeita e inatingível. Em tais livros, é como se houvesse um abismo que impedisse a realização amorosa.
E) exagero sentimental
Exagero sentimental: Uma das maneiras do egocentrismo romântico manifestar-se nos romances e poemas dessa geração é por meio do exagero sentimental. O amor ou a solidão, por exemplo, tem papel central para esses autores.