Respostas
Resposta:
Os abalos sísmicos ou tremores de terra geralmente ocorrem quando as rochas estão sob grande pressão, vinda do interior do planeta. Essa pressão exerce uma força nas rochas (placas tectônicas) e procura alguma maneira de se exaurir.
Explicação:
Resposta:
Quando assistimos a um noticiário ou quando ouvimos falar por aí que em algum país houve um terremoto muito forte, que deixou muitos mortos, feridos e desabrigados, automaticamente nos perguntamos: será que podem também ocorrer terremotos no Brasil?
A resposta é sim. Mas não se desespere, pois a nossa posição geográfica não favorece a ocorrência de muitos deles. A grande maioria dos que se manifestam sequer é percebida pela população, mas apenas por aparelhos específicos chamados sismógrafos.
A maior parte dos terremotos do mundo acontece em regiões de encontro entre duas placas tectônicas, onde a tensão geológica é mais intensa em função dos movimentos que essas placas realizam. O Brasil, por sorte, encontra-se em uma área no interior de uma placa tectônica, o que também ajuda a explicar a inexistência de grandes cadeias montanhosas e vulcões no nosso país.
Explicação: