A Constituição de 1891 mencionou o tema da educação e a construção de um sistema nacional, mas havia muitos interesses em jogo, as oligarquias, o positivismo e os interesses religiosos, fortemente influenciados pela Igreja Católica. A Constituição de 1891, portanto, não permitiu a organização de um sistema de ensino nacional articulado.
Assinale a alternativa CORRETA, que indica como a educação foi organizada a partir da Constituição de 1891:
Respostas
Resposta:
VOCÊ NÃO ADICIONOU AS ALTERNATIVAS,
SEGUE ABAIXO :
Alternativas:
a)Na Constituição de 1891 prevaleceram interesses nacionais, sendo que todos os níveis educacionais ficaram sob responsabilidade do governo federal.
b)Na Constituição de 1891 prevaleceram interesses regionais, de cunho federativo, sendo que todos os níveis educacionais foram transferidos para os estados.
c)Na Constituição de 1891 prevaleceram interesses regionais, de cunho federativo, sendo que a educação superior foi transferida para os Estados enquanto que a educação fundamental ficou sob responsabilidade do governo federal.
d)Na Constituição de 1891 prevaleceram interesses regionais, de cunho federativo, sendo que a educação secundária foi transferida para os Estados enquanto que a educação fundamental e superior ficou sob responsabilidade do governo federal.
e)Na Constituição de 1891 prevaleceram interesses regionais, de cunho federativo, sendo que a educação fundamental foi transferida para os Estados enquanto que a educação secundária e superior ficou sob responsabilidade do governo federal.
Explicação:
ALTERNATIVA CORRETA
e)Na Constituição de 1891 prevaleceram interesses regionais, de cunho federativo, sendo que a educação fundamental foi transferida para os Estados enquanto que a educação secundária e superior ficou sob responsabilidade do governo federal.
CORRIGIDA PELO AVA
Resposta 1- e) Na Constituição de 1891 prevaleceram interesses regionais, de cunho federativo, sendo que a educação fundamental foi transferida para os Estados enquanto que a educação secundária e superior ficou sob responsabilidade do governo federal.
2- a) Francisco Campos.
3- e) A organização da Universidade do Rio de Janeiro, a criação do Conselho Nacional de Educação e a estruturação do ensino secundário e comercial.
4 - d) O ensino secundário também se modificou, passando a ter dois ciclos, um fundamental, com cinco anos, e outro complementar, que tinha como função principal a preparação para o ingresso no ensino superior.
Explicação: aap4 corrigido/ feito dia 07-04-2021
Na Constituição de 1891 prevaleceram interesses regionais, de cunho federativo, sendo que a educação fundamental foi transferida para os Estados enquanto que a educação secundária e superior ficou sob responsabilidade do governo federal.