Respostas
Resposta:
1)
a)Os experimentos de J.J. Thomson com tubos de raios catódicos mostraram que todos os átomos contêm minúsculas partículas subatômicas com carga negativa, ou elétrons. Thomson propôs o modelo do pudim de passas do átomo, com elétrons carregados negativamente inseridos em uma "sopa" carregada positivamente.ção:
b)Ele contribuiu para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica
Bohr desenvolveu um modelo atômico no qual ele propôs que os níveis de energia dos elétrons são discretos e que os elétrons revolucionam em órbitas estáveis em torno do núcleo atômico, sendo capazes de "saltar" de um nível de energia (ou uma órbita) para outro. Apesar de o modelo atômico de Bohr ter sido suplantado por outros modelos, alguns de seus princípios fundamentais permanecem válidos. Ele concebeu o princípio da complementaridade: que objetos poderiam ser analisados separadamente com propriedades contraditórias, comportando-se como uma onda ou um fluxo de partículas. A noção de complementaridade dominou o pensamento de Bohr tanto na ciência quanto na filosofia.
2)
e) elétrons.
Raios catódicos são feixes de elétrons produzidos quando uma diferença de potencial elevada é estabelecida entre dois eletrodos localizados no interior de um recipiente fechado contendo gás rarefeito.
Uma vez que os elétrons têm carga negativa, os raios catódicos vão do eletrodo negativo (cátodo) para o eletrodo positivo (ânodo).
No experimento realizado por William Crookes, ele utilizou uma ampola de vidro contendo um gás a baixa pressão, adaptando um condutor metálico em sua extremidades lançou descargas elétricas, fora do vidro revestiu uma parte com polos negativos e em outro lado polos positivos, após lançar uma descarga elétrica percebeu que havia um leve desvio para a carga positiva definindo assim o raio catódico (elétron) como negativo.
3)Rutherford percebeu que as partículas denominadas alfa atravessam, em sua maioria, uma lâmina sem sofrer desvio.
Contudo, uma porcentagem muito pequena dessas partículas sofreu desvio.
Com esses resultados, Rutherford elaborou a hipótese de que átomos possuíam um pequeno núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e uma grande região vazia, na qual os elétrons orbitavam o núcleo.
Essa região é chamada de eletrosfera e é visível na ilustração a seguir, sendo representada pelas elipses pretas, e os elétrons são indicados pelas pequenas esferas da mesma cor.
Espero ter ajudado e desculpa pela quantidade de explicação.