O ambiente hospitalar favorece o desenvolvimento Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS) infecção devido à presença simultânea de diversos pacientes infectados com os mais diferentes patógenos, além disso, doentes internados, em geral, encontram-se com suas defesas imunológicas enfraquecidas e estão debilitados. No ambiente hospitalar pode haver circulação de grande número de pessoas como as visitas, os funcionários, os agentes de saúde e a equipe médica, havendo um risco de transferência de agentes infectantes por meio dos objetos, das mãos, das vias aéreas, e existem condições que aumentam muito a frequência com que essas infecções ocorrem.
COLUNA A
COLUNA B
I. Klebsiella pneumoniae
1. causa infecções oportunistas em procedimentos invasivos como implantes, próteses e cateteres
II. Staphylococcus aureus
2. causa infecção em diversas áreas do corpo principalmente em pacientes imunocomprometidos
III. Pseudomonas aeruginosa
3. destacam-se como microrganismos uropatogênicos, além de vários outros que tem aptidão de se alastrarem de locais contaminados com fezes para o aparelho urinário.
IV. Staphylococcus epidermidis
4. coco Gram positivo capaz de causar infecção do sitio cirúrgico, meningite, pneumonia, endocardite e síndrome do choque tóxico
V. Escherichia coli e Proteus mirabilis
5. enterobactéria causadora de pneumonias
Fonte: (Adaptado) SUMITANI, 2017.
De acordo com as informações apresentadas no quadro, faça a associação dos microrganismos e os respectivos danos que eles podem causar ao organismo humano.
Escolha uma:
a.
I-5; II-3; III-4; IV-2; V-1.
b.
I-4; II-5; III-2; IV-3; V-1.
c.
I-2; II-1; III-4; IV-3; V-5.
d.
I-5; II-4; III-2; IV-1; V-3.
e.
I-1; II-2; III-3; IV-4, V-5.
Respostas
Resposta:
I-5; II-4; III-2; IV-1; V-3
Explicação:
Os microrganismos mais frequentemente envolvidos nas infecções hospitalares variam para cada situação de risco e os mais presentes são: Klebsiella pneumoniae (enterobactéria causadora de pneumonias), Staphylococcus aureus (coco Gram positivo capaz de causar infecção do sitio cirúrgico, meningite, pneumonia, endocardite e síndrome do choque tóxico), Pseudomonas aeruginosa (causa infecção em diversas áreas do corpo principalmente em pacientes imunocomprometidos) e Staphylococcus epidermidis (causa infecções oportunistas em procedimentos invasivos como implantes, próteses e cateteres). Além desses, Escherichia coli e Proteus mirabilis destacam-se como microrganismos uropatogênicos, além de vários outros que têm aptidão de se alastrar de locais contaminados com fezes para o aparelho urinário.
Resposta:
I-5; II-4; III-2; IV-1; V-3
Explicação:
corrigido no ava