• Matéria: Direito
  • Autor: annygabi950
  • Perguntado 5 anos atrás

Veja um episódio da história da Inglaterra: “John I não era, como fora seu irmão, um guerreiro. Entretanto, herdou a situação caótica do Reino, que seu irmão havia levado praticamente à falência com gastos realizados em atividades bélicas no Exterior.
Os barões, que não aceitavam o modo como os reis vinham limitando a autoridade deles, não tinham, porém, um pretexto adequado para insurgirem-se contra o soberano. O próprio rei, contudo, deu-lhes esse motivo quando, afrontando a autoridade papal, se recusou a aceitar a designação de Stephen Langton para assumir o Arcebispado de Canterbury, em 1206.
O papa Inocêncio III, em represália, além de excomungar o rei, determinou o fechamento de todas as igrejas do país, o que significou ficar o sofrido povo inglês sem o refrigério trazido por sua fé. A insatisfação popular levou o soberano a reconsiderar seu ato, submetendo-se à autoridade papal em 1213. Esse precedente seria habilmente explorado pela nobreza no futuro. "De fato, no ano seguinte, uma fracassada tentativa do rei de retomar parte das terras ocupadas pela França elevou o clima de confronto entre o baronato e o soberano. Estrategicamente, encarregaram ninguém menos do que o arcebispo de Canterbury para redigir uma petição dirigida ao rei, na qual era reivindicado o reconhecimento de alguns direitos dos súditos em face do monarca. Eram 63 temas, a maioria dos quais, porém, interessando apenas ao baronato".
Inicialmente o rei recusou-se a apor o selo real no documento, o que justificou que bispos e nobres realizassem a marcha do Exército de Deus e da Santa Igreja em direção à cidade de Londres, que foi por eles tomada, ameaçando alastrar a revolta por todo o país. No dia 15 de junho de 1215 John I finalmente reconheceu que não tinha escolha e acolheu a petição, comprometendo-se a pautar sua conduta em relação aos súditos de acordo com o ali proposto”. (Adauto Suannes). Considerando esta passagem histórica, analise as afirmações a seguir:

O primeiro antecedente da ideia moderna de Constituição foi em 1215 com a Carta Magna.
PORQUE
A moderna ideia de Constituição limita o poder do Estado e garante direitos fundamentais.

Agora assinale a alternativa correta:
a) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
b) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
e) as duas afirmações são falsas.

Respostas

respondido por: emilly3e
0

Resposta:

A Carta Magna de 1215 foi o primeiro instrumento posto frente a um monarca absolutista como forma de limitação de seus poderes, estabelecendo limites e garantias.

O Rei João violou diversos costumes e convenções inglesas, sendo posteriormente forçado a assinar um documento onde os cidadãos tinham direito de ser livres e herdarem propriedades, proteção contra impostos excessivos (deveriam ser votados), devido processo jurídico e igualdade.

A alternativa correta é a E.


Anônimo: mim segue que eu te sigo
Perguntas similares