A origem do Direito do Trabalho está ligada à origem do trabalho livre e útil, iniciando a partir da Revolução Francesa de 1789 que foi marcada pela defesa dos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade.
Porém, a transformação mais profunda na história do trabalho se deu com a Revolução Industrial do século XIX, em razão de diversos fatores políticos, econômicos e sociais.
A respeito da evolução histórica do Direito do Trabalho, analise as proposições abaixo:
I. A criação da CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, foi um dos feitos do Estado Novo, de Vargas.
II. A doutrina clássica informa que o surgimento do Direito do Trabalho no Brasil se deu apenas por influências exógenas, neste contexto, o Código Civil de 1916 não apresentou nenhum instituto que tenha servido de supedâneo para elaboração do Direito do Trabalho pátrio.
III. A Constituição Federal de 1988 inovou ao trazer princípios básicos de organização sindical que não estavam presentes nas Cartas Magnas de 1937 e 1967, como a unicidade sindical compulsória por categoria profissional ou econômica e a contribuição sindical obrigatória às empresas e aos trabalhadores.
IV. No Brasil vigora a unicidade de legislação acerca da matéria trabalhista. Assim, todas as normas que podem vir a tratar de matéria trabalhista devem estar presentes na Consolidação das Leis trabalhistas, sendo que, qualquer Lei Complementar que trate do assunto será considerada inconstitucional.
Considerando as alternativas apresentadas, é CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II e IV, apenas.
b.
II e III, apenas.
c.
I, II, III e IV.
d.
I, apenas.
e.
I e III, apenas.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
d.
I, apenas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
respondido por:
2
Resposta:
I, apenas.
Explicação:
AVA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás