• Matéria: História
  • Autor: Rayanearaujo214
  • Perguntado 5 anos atrás

manifestações culturais afro-brasileiras no rio de janeiro​

Respostas

respondido por: pocoyo25
4

Resposta:

A influência afro-brasileira está patente em expressões como Samba, Jongo, Carimbó, Maxixe, Maculelê, Maracatu. Eles utilizam instrumentos variados, com destaque para Afoxé, Atabaque, Berimbau e Tambor. Não podemos perder de vista que estas expressões musicais são também corporais.

respondido por: lobasticcomlobastic
1

Resposta:

Explicação:

A chegada massiva dos negros baianos, no Rio, impactou o panorama étnico e cultural carioca. Logo eles se articularam em uma comunidade no entorno do cais do porto, nas ruas e ladeiras vizinhas à Pedra do Sal, onde o aluguel era mais barato e os homens podiam ser empregados como estivadores. Lá, moravam em velhos e deteriorados casarões coloniais – muitas vezes abandonados –, que passaram a ser chamados de zungus. Estes se diferenciavam dos cortiços – onde cada família morava em um cômodo distinto – pelo aspecto coletivo, tribal e comunitário. Não passou muito tempo para virarem um centro de encontro de crioulos (negros nascidos no Brasil) e de africanos de diversas origens.

Desse contato nasceu, entre outras coisas, a umbanda carioca, uma manifestação sincrética dos cultos bantos com o panteão de orixás do candomblé baiano e outras matrizes religiosas. Mas o mais impactante fruto dessa convivência foi, provavelmente, o nascimento da comunidade que ficou conhecida como Pequena África, que se tornaria célebre na virada para o século XX, pela riqueza de manifestações e simbioses culturais que dali passaram a emergir.

Candomblé, samba e carnaval

Perguntas similares