Respostas
Responderei essa pergunta como se fossemos dois amigos tendo uma conversa profunda, porque acredito que isso seja apenas uma reflexão, e não um traballho escolar. ;)
Enfim... aqui está minha visão do assunto:
primeiramente temos que refletir o que seria unificação social, será que já não estamos todos unidos só de estarmos enquadrados em uma mesma definição de pátria?
Levando consideração de que unificação social seja uma vida sem conflito algum com outras pessoas do mesmo grupo, ou seja, sociedade, considero que a ideologia não interfere de fato...
Costumo refletir sobre o quanto problematizamos situações neutras, então acredito que a causa de todas as formas de conflito tenham origem dentro de cada ser humano, se ele inconscientemente encarar como um problema, então qualquer situação será.
Aplicando isso na vida social acredito que o fato de estarmos com uma mentalidade de escassez e que o vazio existencial atinge a maioria pessoas, nos faz entrar em um padrão destruitivo e conflituoso com nós mesmos, o que acaba causando conflitos externos...
Portanto, acho que na realidade as diferenças ideológicas são apenas mais um motivo que criamos para nos identificarmos com lados e tentarmos imprimi-lo ao outro, sendo assim, a real maneira de realizar uma unificação social eficiente seria reforma íntima em massa :)
Espero ter contribuido nessa excelente questão a se pensar, e também, ter aberto novos caminhos mentais pra ti! Abraço!