Classifique os exemplos abaixo com F para transformações FÍSICAS e Q para transformações QUÍMICAS:
a) ( ) Coloração avermelhada na palha de aço úmida
b) ( ) Fusão do gelo pelo fornecimento de calor
c) ( ) Quebrar um lápis ao meio
d) ( ) Amadurecimento da banana
e) ( ) Desaparecimento de bolinhas de naftalina
f) ( ) Ferrugem no portão
g) ( ) Ovo frito
h) ( ) Papel rasgado
i) ( ) Assar carne
j) ( ) Pão embolorado
k) ( ) Chuva
Respostas
Resposta:
Explicação:
Resolução comentada de exercício sobre a matéria e suas transformações em que algumas transformações químicas no dia-a-dia são analisadas e julgadas de acordo com o tipo de mudança.
Transformações químicas no dia-a-dia
Enunciado
(UFPE) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia-a-dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.
1. Aquecer uma panela de alumínio
2. Acender um fósforo
3. Ferver água
4. Queimar açúcar para fazer caramelo
5. Fazer gelo
a) 1, 3 e 4
b) 2 e 4
c) 1, 3 e 5
d) 3 e 5
e) 2 e 3
Resolução
Primeiramente, vamos relembrar as diferenças entre as transformações químicas e as transformações físicas.
As transformações químcias são aquelas em que se observa a mudança na composição da matéria. Assim, podemos identificar uma transformação química por meio da observação da formação de precipitado, liberação de energia na forma de calor, mudança na coloração das substâncias, surgimento de odor caracaterístico da formação de gases, etc…
Nas transformações físicas, a matéria não tem sua composição alterada, são observadas apenas mudanças no estado de agregação. Os exemplos mais comuns de transformações físicas são aquelas que ocorrem com a água, como por exemplo a fusão, que consiste na a passagem do estado sólido para o estado líquido.
Agora podemos analisar e julgar, dentre as tranformações listadas, qual é química.
Transformações químicas no dia-a-dia
1. Aquecer uma panela de alumínio
Ao aquecer a panela estamos aumentando a temperatura, porém, esse aumento de temperatura não é suficiente para provocar alteração na composição original da panela, ou seja, a panela ainda continua sendo de alumínio. Assim, essa não se caracteriza como uma transformação química.
Você pode se perguntar: “Seria uma transformação química se a temperatura for tão elevada a ponto de fazer o alumínio fundir?” A resposta é não, pois assim ocorreria apenas a mudança do estado físico, passando de alumínio sólido para alumínio líquido, ocorrendo o fenômeno chamado fusão.
2. Acender um fósforo
O palito de fósforo queima devido a presença de algumas substâncias na ponta e na caixinha. Essas substâncias produzem a faísca que queima o clorato de potássio (presente na parte vermelha), liberando uma grande quantidade de oxigênio, o qual reage com a parafina usada no revestimento da madeira, gerando, então, a chama que é mantida pela combustão da madeira.
Observe que no processo de queima do palito de fósforo ocorrem várias reações, ocasionando, então, uma mudança na composição inicial da matéria. Em outras palavras, estão sendo formadas novas substâncias com propriedades diferentes daquelas presentes no início.
Portanto, a queima do palito de fósforo é uma transformação química.
Transformações químicas no dia-a-dia
3. Ferver água
Ao ferver a água estamos elevando a temperatura do sistema, fornecendo, portanto, energia para as moléculas. Consequentemente, a água passará do estado líquido para o estado gasoso. Essa não é uma transformação química, uma vez que ocorreu apenas uma mudança de estado e não uma mudança na composição.
4. Queimar açúcar para fazer caramelo
Quando o açúcar queima e se transforma em caramelo ocorre a quebra das molécuas de sacarose, logo, observa-se uma mudança na composição da matéria. Portanto, essa é uma transformação química.
5. Fazer gelo
Abaixando a temperatura da água estamos retirando energia das moléculas, logo, a água passará do estado líquido para o estado sólido, ocorrendo o fenêmeno de solidificação. Assim, não se configura como uma transformação química.
Gabarito: LETRA B