Respostas
Resposta:
1. Organização da divisão do trabalho: revisão da estrutura e descrição de cargos
2.Avaliação e pontuação de cargos
3. Hierarquia de cargos
4. Tabela salarial
5. Política Salarial
6. Gestão do Plano
Explicação:
1. Por isso, a primeira etapa da implantação de um plano de cargos e salários é a organização da divisão do trabalho, que demanda primeiro a revisão da estrutura organizacional e, em seguida a descrição dos cargos.
2. O segundo passo é atribuir o valor interno dos cargos. Isso é feito através da pontuação de cargos. O método de pontos de Merrill Lott é um dos mais utilizados para avaliação de cargos mundo afora. Cada cargo recebe uma quantidade de pontos em função da complexidade das suas atividades, responsabilidades e tarefas, considerando também o valor estratégico do cargo para a empresa.
3. A pontuação dos cargos permite organizá-los em uma ordem hierárquica que vai fundamentar a classificação deles nas diversas faixas da tabela salarial.
4. A tabela salarial é um conjunto de faixas salariais com valores mínimo, médio e máximo. Cada faixa de salário tem uma faixa de pontos correspondentes
5. A política salarial é o conjunto de regras que orienta a gestão do plano de Cargos e Salários. Essas regras devem orientar quais salários devem ser praticados na admissão de um novo colaborador, como o salário deve ser tratado em situações de promoção, define as regras para aumentos salariais e para todas as decisões relacionadas a salários.
6. A gestão do plano de Cargos e Salários envolve a aplicação das regras definidas na Política Salarial, ajustes na estrutura de cargos como alteração das descrições de funções, aglutinação, criação ou eliminação de cargos sempre que a dinâmica da empresa demandar. Envolve a atualização da tabela salarial, em função de acordos sindicais, ou para atualização com o mercado, envolve gestão da parte orçamentária destinada a salários etc.