De acordo com o pensamento de Durkheim, o processo de socialização é crucial para "ensinar aos indivíduos as regras e padrões sociais necessários à convivência social em determinado grupo. Neste sentido, elabore um texto explicando o papel que esse processo desempenha na manutenção da coesão social. Comente também em seu texto as situações em que a coerção surge para reforçar os padrões a serem seguidos pelos indivíduos, forçando-os a se adequarem ao que é estabelecido pela consciência coletiva. *
Construa sua reflexão em um texto argumentativo. Fique à vontade para utilizar exemplos do cotidiano social nas suas explicações.
Respostas
Resposta:
Na perspectiva sociológica de Émile Durkheim, a existência de uma sociedade e a coesão social que assegura sua continuidade só se torna possível quando os indivíduos se adaptam ao processo de socialização, ou seja, quando são capazes de assimilar valores, hábitos e costumes que definem a maneira de ser e de agir característicos do grupo social a qual pertencem. A consciência coletiva constitui o "conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, formando um sistema determinado com vida própria". A consciência coletiva é capaz de coagir ou constranger os indivíduos a se comportarem de acordo com as regras de conduta prevalecentes.
Explicação:
A força da consciência coletiva é o que define ideologias e partidos, levando o individuo a buscar uma identidade e ou referencia fundamentais de suas escolhas.