A eleição presidencial de 1930 foi disputada por Júlio Prestes (Partido Republicano Paulista) e Getúlio Vargas (Aliança Liberal). Qual foi o principal fator que levou à formação da Aliança Liberal? *
1 ponto
a) O presidente Washington Luís tentou indicar o governador de Minas Gerais para a sucessão, mas os mineiros não aceitaram. Washington Luís foi deposto por um golpe que uniu os mineiros revoltados e os paulistas que queriam uma nova constituição.
b) O presidente Washington Luís tentou dar um golpe de Estado, cancelar a eleição e continuar no governo. Entretanto, os mineiros reagiram e se uniram às elites do Rio de Janeiro, Mato Grosso e Paraíba lançando o candidato João Pessoa à presidência que foi assassinado.
c) O governador de Minas Gerais, Antônio Carlos, tentou tomar o poder à força, enviando a Polícia Militar de Minas Gerais para atacar a sede do governo federal no Rio de Janeiro. Os paulistas reagiram e atacaram o governador de Minas Gerais colocando cerco a Belo Horizonte.
d) O presidente Washington Luís rompeu o acordo da política do café com leite ao indicar Júlio Prestes (PRP) como seu sucessor e deixando de lado Antônio Carlos, o governador de Minas Gerais. Com isso tem início uma ruptura política que levou à chamada Revolução de 1930.
A fotografia se constitui como uma fonte histórica preciosa para conhecermos a história do século XX. Acontecimentos importantes foram eternizados pelas lentes dos fotógrafos. A imagem a seguir apresenta um evento importante na história política do Brasil chamada pelos historiadores de Revolução de 1930.
Disponível em: - Acesso em: 15 mar. 2021.
2. A que acontecimento a imagem se refere? *
1 ponto
a) A chegada de Getúlio Vargas ao Rio de Janeiro, para assumir a presidência depois que a Aliança Liberal acusou de fraude a vitória de Júlio Prestes. Uma junta militar prendeu Washington Luís e entregou o poder a Getúlio Vargas que passou a governar o país provisoriamente.
b) na imagem percebe-se claramente o presidente Washington Luís entregando a cadeira presidencial a Getúlio Vargas que venceu as eleições presidenciais e foi reconhecido e aclamado pela população que o rodeia.
c) A comemoração da Aliança Liberal, liderada por Getúlio Vargas, após vencer a eleição de 1930 ainda no primeiro turno e com a ampla maioria dos votos válidos (mais de 90% da votação).
d) A prisão de Getúlio Vargas, juntamente com outros membros da Aliança Liberal, após a tentativa frustrada de impedir a posse de Júlio Prestes que havia sido vitorioso nas eleições de 1930.
Respostas
Resposta:
1-D
2-A
Explicação:
1) Rompendo o acordo oligárquico, Washington Luís ao invés de indicar um candidato de Minas Gerais, indica um candidato de São Paulo, não cumprindo com o acordo entre os dois estados, então Minas Gerais faz uma aliança com Paraíba e Rio Grande do Sul para a formação da Aliança Liberal.
Portanto a letra d está correta.
A aliança Liberal também contou com militares, além de empresários e ex-presidentes. Mesmo assim o presidente de São Paulo, Washington Luís, vence as eleições.
2) O assassinato de João Pessoa, por motivos pessoais, foi utilizado como pretexto para iniciar a Revolução de 1930, que levaria Getúlio Vargas, o candidato que havia perdido as eleições, ao poder.
Portanto a letra a está correta.
Após a Revolução, Vargas assume como presidente do Brasil, através de um governo provisório. Terminava assim a oligarquia cafeeira paulista e este seria o fim da República do Café com Leite (alternância entre Minas e São Paulo na presidência).
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/4188498