Segue a proposta para esta atividade discursiva da disciplina de Metodologia da Língua Portuguesa:
Texto I
O hábito de leitura é considerado um processo, pois ler é um ato que utiliza o pensamento, a avaliação crítica e a visão de mundo do leitor. Dessa forma, o professor precisa estar preparado para lidar com situações diversas em salas de aulas, pois diferentes circunstâncias interferem diretamente no conhecimento de mundo e experiências e isso pode prevalecer ou complicar a compreensão de determinados textos.
Texto III
A proposta do ensino da língua portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental “assume a centralidade do texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na abordagem, de forma a sempre relacionar os textos a seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses. Ao mesmo tempo que se fundamenta em concepções e conceitos já disseminados em outros documentos e orientações curriculares e em contextos variados de formação de professores, já relativamente conhecidos no ambiente escolar – tais como práticas de linguagem, discurso e gêneros discursivos/gêneros textuais [...]” (BNCC, 2017, p. 69).
Aqui temos um fragmento do nosso livro da disciplina, um texto disponível na mídia aberta e um trecho da Base Nacional Comum Curricular.
Considerando estes diferentes textos, a atividade agora é que você reflita acerca de cada um deles e estabeleça a/as linearidade(s). A partir desta reflexão, disserte sobre a importância de se ter conhecimentos dos documentos que norteiam a educação, o papel docente no trabalho com o texto em sala de aula, as inovações e capacidade de trabalhar com gêneros variados. Elabore um texto coerente, de forma argumentativa como deve ser uma boa produção de texto. Lembre-se! Agora você é o pesquisador e deve argumentar utilizando-se da norma culta da língua, correto?
Respostas
O atual contexto presente no território brasileiro, considerando o setor da área de educação, é de fundamental importância que o mesmo seja inovador. Tal fato faz que com que existe uma grande exigência de habilidade e de capacitação por parte dos profissionais da educação.
Sendo assim, é imprescindível que os educadores também sejam adequados e tenham conhecimento a respeito dos documentos educacionais. Visando a compreensão de novos mecanismos de planejamento.
Bons estudos!
Resposta:
Conhecer os documentos que compõe as bases e diretrizes curriculares para a educação é de grande importância para o educador pois ajuda na ampliação do seu conhecimento.
Apresentar os diferentes gêneros textuais amplia a visão de mundo dos alunos, ajuda a terem senso crítico, esse conhecimento é essencial para uma boa produção textual. Uma boa produção textual é um dos quesitos principais para o sucesso em muitas áreas acadêmicas.