Bárbara pegou uma folha retangular de seu caderno e juntou as extremidades A e B e as extremidades C e D, criando a superfície lateral de um cilindro.
A medida do raio da circunferência da base do cilindro correspondente é, em cm:
Respostas
Resposta:
18cm dividido por 2 = 9
Explicação passo-a-passo:
Não agradeça a mim, e sim ao cara do comentário
explicação: sabendo que a parte horizontal da folha é 18, podemos concluir que esse é o comprimento da circunferência, aplicando na formula: C=2x兀.R
C= 18, e 兀= 3
18= 6.R
r=18÷6
R=3
A medida do raio da circunferência da base do cilindro correspondente é, aproximadamente, 2,87 cm.
Em matemática, um cilindro é uma superfície de revolução criado por meio da rotação de um retângulo em torno de um de seus eixos de simetria. Existem diversos objetos presentes no nosso dia-a-dia que lembram um cilindro.
Para construir um cilindro a partir de uma folha retangular, basta que, como fez Bárbara, junte as extremidades (vértices adjacentes) do retângulo dois a dois, obtendo com isso, sua superfície lateral. Desta forma, a circunferência (também conhecido como a medida do contorno do círculo) é exatamente uma das dimensões desse retângulo.
Sejas AB e CD as extremidades da folha retangular como descrito. Dessa forma, sabendo que a medida da circunferência de qualquer círculo vale , temos:
(Medida de AB) =
Isolando o raio:
Se o comprimento de AB é 18 (olhei nos comentários), temos então:
Considerando :
Logo, a medida do raio da circunferência da base do cilindro correspondente é, aproximadamente, 2,87 cm.
Outras questões relacionadas:
https://brainly.com.br/tarefa/1446713
https://brainly.com.br/tarefa/29550793