. No texto abaixo, a autora, Flora Tristan, registra suas impressões a respeito das transformações decorrentes da Revolução Industrial, reconhecendo que ela pode trazer benefícios, mas que esses ainda não estão disponíveis a todos. “Se de início senti humilhação por ver o homem aniquilado, funcionando como uma máquina, considerei, depois, os grandes benefícios que poderão surgir um dia como resultado dessas descobertas da Ciência: (...) o trabalho realizado em menos tempo, a possibilidade de o homem ter mais tempo para o lazer e para o cultivo da sua inteligência; mas, para que esses benefícios se tornem realidade se faz necessária uma revolução social. Ela virá! Porque Deus não revelou aos homens essas admiráveis invenções para torná-los escravos”. (Flora Tristan. Citado por PILETTI, Nelson. História e Vida. Vol. 4. São Paulo : Ática, 1995. p. 43) No texto, a autora menciona que sentiu humilhação ao ver o homem “funcionando como uma máquina”, e que as máquinas não teriam sido inventadas pelos homens “para torná-los escravos”. Identifique, entre as alternativas a seguir, um exemplo de situação vivida pelos trabalhadores, na qual a autora teria se baseado para fazer seu comentário. *
1 ponto
a) Apenas os operários das indústrias têxteis utilizavam máquinas que facilitavam seu trabalho, enquanto outras indústrias continuavam utilizando ferramentas manuais.
b) Os operários das fábricas eram obrigados a acompanhar o ritmo e a velocidade das máquinas, cumprindo longas jornadas de trabalho e recebendo baixos salários.
c) Enquanto os moradores das cidades conseguiam empregos nas fábricas, os que viviam no campo só podiam trabalhar na agricultura.
d) Eram os operários que determinavam a velocidade do trabalho e a qualidade das mercadorias produzidas nas fábricas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta b)
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás