• Matéria: Sociologia
  • Autor: kirishplay
  • Perguntado 5 anos atrás

escreva um breve resumo sobre as feiras de Champanhe

Respostas

respondido por: ThaisAmanda12
1

Resposta:

O apogeu destas feiras verificou-se entre o final do século XII e meados do século XIII, um período em que as feiras de Champanhe eram o centro do comércio ocidental e onde os lanifícios do Norte passavam para os italianos para serem redistribuídos no Mediterrâneo, enquanto os flamengos compravam tecidos de seda e especiarias, vendidas pelos comerciantes do Norte da Europa em Bruges, a par dos tecidos flamengos e do vinho francês.

Em meados do século XIII, estas feiras começaram a entrar em decadência e em 1250 mudaram radicalmente de feição: de mercado de tecidos passaram a ser centros de câmbio. Contudo, no primeiro quartel do século XIV era irremediável a derrocada destas feiras, apesar da sua reconversão. Nesta altura deu-se a sedentarização dos mercadores. Somente os empregados das grandes casas comerciais italianas deram continuidade à vida itinerante do mercador, mas, mesmo esses, fixaram-se nos grandes centros como Londres, Paris ou Bruges.

Nessa altura, também o comércio dos Países Baixos foi profundamente atingido com essa mutação, uma vez que muitos agentes italianos se instalaram na Flandres ou no Brabante (região a sul da primeira). Não havia agora mais necessidade dos compradores e dos vendedores de produtos comerciais frequentarem as feiras, quando podiam manter contactos permanentes entre si.

Explicação:

Perguntas similares