. Qual a relação ao surgimento da música popular e da pobreza?
B. Cite as principais características das 3 músicas estudada nesse inicio do capitulo.
Respostas
Resposta:
(a)Durante o surgimento do que hoje chamamos de música popular brasileirae no decorrer do século XX, vários fatores interferiam na produção musicaldos compositores que queriam abordar a violência ou a pobreza da popula-ção em suas canções
(b) som, expressão humana e poesia
(não tenho certeza)
Explicação:
Música popular e pobreza
O Brasil é um país de muitos contrastes socioeconômicos, em que
um simples muro pode separar as moradias de grupos sociais tão distintos,
como mostrado na fotografia do início do capítulo. A pobreza e a exclusão
social são problemas que atingem muitos brasileiros e que têm sido temas
de várias canções, desde o início do século XX aos raps atuais.
Porém, esses assuntos nem sempre foram tratados da mesma maneira.
Durante o surgimento do que hoje chamamos de música popular brasileira
e no decorrer do século XX, vários fatores interferiam na produção musical
dos compositores que queriam abordar a violência ou a pobreza da popula-
ção em suas canções,
Como o acesso à produção de discos era muito restrito, essa era a primei-
ra barreira a ser transposta: convencer os produtores de discos a gravar músi-
cas que tratavam desses temas. Em seguida, outro desafio era ter suas músicas
tocadas nas rádios, que durante décadas foram a principal forma de divulga-
ção musical no país. Ao longo da segunda metade do século XX, esta tarefa
de divulgação musical passou a ser dividida com a televisão. Assim, era preciso
encontrar a dosagem certa para tratar desses temas e agradar aos produtores,
aos radialistas e, por fim, ao público.
Foram escolhidas três canções dessa fase inicial da produção musical no
Brasil para exemplificar e discutir como a pobreza e seus problemas foram tra-
tados. As canções estudadas serão o samba "Ave Maria no morro", composto
em 1942 por Herivelto Martins (1912-1992), o samba "Com que roupa", compos-
to em 1929 por Noel Rosa (1910-1937), e a seresta "Chão de estrelas", composta
por Sílvio Caldas (1908-1998) e Orestes Barbosa (1893-1966) na década de 1950.
A primeira música a ser analisada é a canção "Chão de estrelas", de Sílvio
Caldas e Orestes Barbosa.
A letra descreve a tristeza de alguém que, ao ser abandonado pela mu-
lher amada, perde a felicidade que preenchia seu abrigo e sua vida. Nos ver-
sos da canção, repare que há um contraponto entre a simplicidade do local
descrito e as imagens poéticas geradas no mesmo cenário. Apesar de o teto
da habitação ser de zinco, os raios da lua, ao atravessarem os buracos do te-
lhado, formavam no chão um "tapete de estrelas".
acho que é essa parteS2