O que é patrimônio imaterial e patrimônio material? De exemplos de cada
Respostas
Resposta:
O patrimônio material se trata do patrimônio cultural de um povo relacionado a elementos materiais, como prédios e objetos. Estes elementos podem ser classificados como bens imóveis, como os centros históricos das cidades, ou bens móveis, que podem ser carregados, como os acervos históricos.
Já o patrimônio imaterial diz respeito à cultura produzida por um povo e que não pode ser tocada, como as tradições de uma comunidade e sua religiosidade. Este tipo de cultura constantemente se modifica, uma vez que acompanha as mudanças da comunidade. Devido a sua vulnerabilidade, este tipo de cultura também é chamado de cultura inatingível.
Espero ter ajudado!
Resposta:
O patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
O patrimônio material é o conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
Alguns exemplos de bens da cultura material brasileira classificados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) são: Centro Histórico de Ouro Preto (Ouro Preto/MG); Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro/ RJ); Conjunto Arquitetônico de Paraty (Paraty/RJ);