Os hominídeos são a nomenclatura de um grupo maior de primatas, o qual está inserido na nossa espécie humana, a Homo Sapiens. A ciência apresenta evidências arqueológicas de várias espécies de hominídeos que, ao longo do tempo, passaram por adaptações para sobreviver, a evolução.
2. Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta informações incorretas sobre sobre o grupo de primatas. Tome cuidado, leia atentamente cada alternativa e tente localizar qual está INCORRETA: *
1 ponto
a) Os Australopithecus tinham maxilares salientes, cérebros pequenos, braços longos e andavam eretos. Uma das espécies de Australopithecus, deu origem a um grupo de hominídeos, o Homo. Durante cerca de 800 mil anos ambas espécies conviveram. Ao longo do processo de evolução, eles se extinguiram.
b) Segundo especialistas, a espécie mais recente do gênero Homo é o Homo habilis. Tinha grande pouca capacidade de adaptação social e econômica e acredita-se que foi o último a utilizar ferramentas de pedra polida. Não chegou a conviver com o Homo erectus, até sua extinção.
c) O Homo erectus tinha grande capacidade intelectual: andava em grupos, fabricava utensílios, dominava o fogo e organizava caçadas. Foi a primeira espécie Homo a emigrar da África para Ásia e Europa. Extinguiu-se a cerca de 300 mil anos, quando espécies de Homo sapiens surgiram.
d) O Neandertal é uma espécie ancestral humana que coexistiu com os Homo sapiens sapiens. Habitavam as regiões do continente europeu e partes da Ásia. Em alguns momentos disputavam alimentos entre as espécies. Foram extintos há cerca de 40 mil anos, mas ninguém sabe como ou por que isso aconteceu. POR FAVOR ME AJUDEM É UMA PROVA!!!!
Respostas
Resposta:
letra b pode confiar
Resposta:
A afirmativa incorreta é a b) Segundo especialistas, a espécie mais recente do gênero Homo é o Homo habilis. Tinha grande pouca capacidade de adaptação social e econômica e acredita-se que foi o último a utilizar ferramentas de pedra polida. Não chegou a conviver com o Homo erectus, até sua extinção.
Estima-se que os australopithecus viveram há cerca de três milhões de anos no continente africano. O homem Cro-Magnon designa os restos mais antigos encontrados na Europa do Homo sapiens. Ou seja, designam os povos mais antigos conhecidos do continente europeu.
Acredita-se que os homo habilis surgiram há aproximadamente dois milhões de anos, também na África. O homem de Neandertal surgiram há cerca de 400 mil anos na Europa, no Oriente Médio e na Península Ibérica. Sua extinção ocorreu há 28 mil anos.
Os Homo sapiens e neanderthalensis possuem como características em comum: alguns comportamentos, a habilidade de manusearem ferramentas, instrumentos e armas e uma constituição física e corporal semelhante.
Explicação: