• Matéria: História
  • Autor: caiomatuchakideolive
  • Perguntado 4 anos atrás

Cite auguns fatores que demonstram a situação da inglaterra no século XVI

Respostas

respondido por: ladyangewomon
3

Resposta:

Oi, Caio.

Foi uma época de grandes mudanças.

  • A Reforma da década de 1530 foi uma mudança massiva. Henrique VIII rompeu com a Igreja Romana e tornou-se chefe da Igreja da Inglaterra.
  • Os mosteiros foram destruídos e suas terras e riquezas confiscadas pelo rei. Os pobres perderam, pois os mosteiros proporcionaram muita caridade aos pobres.
  • Imagens religiosas em igrejas foram destruídas e muitos costumes antigos, abolidos. Os dias santos não eram mais comemorados e, como resultado, as pessoas tinham menos dias de folga.
  • Uma revolta contra a destruição dos mosteiros no norte da Inglaterra foi violentamente reprimida e muitas pessoas foram enforcadas. Quando Eduardo VI sucedeu a seu pai, ele foi mais longe com as reformas do que Henrique e, por exemplo, introduziu um livro de orações em inglês nas igrejas. Isso causou indignação, uma revolta conhecida como rebelião do Livro de Prqyer foi reprimida com grande selvageria.
  • Maria tornou-se rainha quando Eduardo morreu, e tudo mudou novamente. Mary tentou restaurar a Igreja Católica, mas não teve muito sucesso. O rotestantismo agora era muito forte em Londres e no sudeste, embora a religião católica permanecesse forte no norte e no oeste da Inglaterra.
  • Maria morreu e Elizabeth teve sucesso em 1558. Elizabeth tentou seguir um curso moderado em questões religiosas, ela estabeleceu a Igreja da Inglaterra como uma forma moderada da religião protestante, mas disse que não tinha 'nenhum desejo de abrir janelas nas almas dos homens' e não tentaria impedir os católicos de adoração privada em casa (mais tarde, sua atitude para com os católicos endureceu quando o Papa a excomungou e disse que não havia problema em os católicos matá-la - isso irritaria qualquer um).
  • Houve um aumento da população durante este século, e os cercamentos de terras comuns para a agricultura levaram a um aumento do número de desempregados e pobres, o que fez com que fossem estabelecidas as Leis dos Pobres, que tornavam cada paróquia responsável pelos seus próprios pobres, pago com a Taxa dos Pobres, um imposto local cobrado para fazer alguma provisão para os desempregados, os velhos, os órfãos, os doentes etc.
  • O número de navios construídos aumentou neste século; na verdade, Henrique VIII é muitas vezes considerado o pai da Marinha Inglesa. Houve uma expansão do comércio, as primeiras expedições comerciais à Rússia, por exemplo, e Francis Drake fez história navegando ao redor do mundo.
  • Cada vez mais as pessoas estavam usando carvão para queimar em vez de madeira, o que levou a mais mineração e à poluição da cidade por causa da fumaça das queimadas de carvão. Os primeiros teatros permanentes foram construídos no final do período elisabetano, e dramaturgos como Marlowe e, é claro, Shakespeare estavam escrevendo peças para serem representadas neles.
  • No final do período elisabetano, o fumo do tabaco foi introduzido na Inglaterra por Sir Walter Raleigh e se tornou muito popular, tanto homens quanto mulheres fumavam cachimbos de barro.

Tenha um ótimo dia!

Perguntas similares