SOBRE A VIOLÊNCIA E ASSÉDIO NO ESPORTE, FAÇA UM RESUMO DO QUE ACONTECEU COM A NADADORA JOANA MARANHÃO E QUAIS AS PROVIDÊNCIAS A CBDA (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS AQUÁTICOS) TEM TOMADO PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA MAIS?
Respostas
Resposta:
Engajada em questões políticas e sociais, a esportista se notabilizou também como a principal voz crítica à gestão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), cujo presidente afastado Coaracy Nunes foi preso na última quinta-feira (6), por suspeita de desvios de R$ 40 milhões em recursos públicos.
Cinco anos depois de uma passagem conturbada pelo Minas Tênis Clube, Joanna voltou a morar em Belo Horizonte no fim de 2016, após o casamento com o judoca Luciano Corrêa, em outubro. E, neste ano, adotou como nova “casa” o Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, onde recebeu a reportagem do Hoje em Dia para esta entrevista, na véspera da operação deflagrada pela Polícia Federal na CBDA.
Explicação:
Não foi apenas pelos resultados, porém, que a maior nadadora do Brasil se destacou como uma das atletas mais relevantes de sua geração. Vítima de abuso sexual na infância, a pernambucana de 29 anos levantou a bandeira contra a pedofilia e motivou a criação da “Lei Joanna Maranhão” (2012), que estendeu o prazo de prescrição para crimes de estupro e atentado violento ao pudor contra crianças e adolescentes.
espero ter ajudado!