(UEL) Os que foram expulsos de suas terras com a dissolução das vassalagens feudais e com a expropriação intermitente e violenta, esse proletariado sem direitos, não podiam ser absorvidos pela manufatura nascente com a mesma rapidez com que se tornavam disponíveis. Bruscamente arrancados das suas condições habituais de existência, não podiam enquadrar-se, da noite para o dia, na disciplina exigida pela nova situação. Muitos se transformaram em mendigos, ladrões, vagabundos, em parte por inclinações, mas na maioria dos casos por força das circunstâncias.
(Karl Marx. O capital. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. livro I, 2. p. 851.)
O autor analisa, no texto, as condições existentes na Inglaterra que impulsionaram a Revolução Industrial no século XVIII. Um dos fenômenos destacados por ele refere-se:
A)
aos cercamentos dos campos comunais, realizado com o intuito de criar ovelhas para produzir lã para a manufatura.
B)
aos vilões, que buscavam novos feudos na perspectiva de melhorar sua qualidade de vida e de trabalho.
C)
à expulsão dos servos, que participavam de revoltas contra os impostos pagos nos domínios feudais.
D)
à expulsão dos camponeses, em razão da contratação, pelos senhores feudais, de trabalho assalariado para o cultivo do trigo.
E)
ao êxodo rural, decorrente da migração camponesa atraída por melhores condições de trabalho nas fábricas das cidades.
Qual a alternativa?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:a) aos cercamentos dos campos comunais, realizado com o intuito de criar ovelhas para produzir lã para a manufatura.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás