a) Conseguem perceber o que ocorreu com relação a mudança de votos e a formação de uma nova Assembleia, chamada de Assembleia Nacional Constituinte? Responda.
b) Qual foi o 1º e 2° ato da Assembléia Nacional Constituinte?
c) O que é estabelecido na Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão?
d) O que Michel Merle (sargento de Waterloo) quis dizer “deixou de ser súditos do rei para tornar cidadãos franceses”?
e) O que acontece então com o rei Luís XVI? Aqui cai o antigo regime, conhecido como Absolutismo para dar início a monarquia parlamentarista, com a população através de representantes poderem opinar sobre assuntos em relação ao povo e ao país.
me ajuda por favor
Respostas
A) Resposta: No dia 17 de julho, representantes do Terceiro Estado resolveram transformar aquela reunião em uma Assembleia Nacional Constituinte, com o voto individual. Para eles, o princípio da soberania nacional se sobrepunha à monarquia absolutista do direito divino. Diante da pressão, o rei capitulou e determinou que os deputados do clero e da nobreza se reunissem com os do Terceiro. Em julho o clima esquentou. O povo tomou bastilha e os camponeses se revoltaram contra os privilégios dos nobres.
B) Resposta: O primeiro grande ato da Assembleia nacional aconteceu na noite do dia 4 de agosto: sob grande entusiasmo, ela aboliu o regime feudal. Não havia mais ordens sociais nem obrigações servis. O segundo ato foi a redação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada alguns meses depois.
C)Resposta: Ela estabeleceu que todos os homens teriam direito à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei. Estabeleceu também que todos teriam o direito de resistir a qualquer tirania.
D)Resposta: :Ele quis dizer: ‘‘A França deixou de ter súditos do rei, com direitos desiguais, para se tornarem cidadãos franceses, com direitos iguais, fossem eles padres, nobres ou trabalhadores. Então ele quis dizer que a partir daquele momento a França seria um lugar de mais igualdade, e que os reis haviam perdido seu poder absoluto, sendo obrigado a governar de acordo com a Constituição do país.
E)Resposta: Em junho de 1791, Luís XVI fugiu da França. O objetivo da fuga era buscar o apoio do imperador austríaco, irmão de Maria Antonieta. Queria acabar com o que estava considerando uma bagunça. Mas a fuga não deu certo. Descoberto no meio do caminho, apesar de disfarçado, o rei foi preso e reconduzido a Paris. Então assim cresciam as suspeitas de que o rei conspirava para trair a França.
Espero ter ajudado!