Respostas
Resposta:
1- Brisa; vento leve, muito brando e contínuo.
[Figurado] Sorte; situação favorável, de boa fortuna: é preciso valorizar a aragem.
2- Como funciona a decomposição?
Seu processo é complexo, e o primeiro passo dos decompositores é a fase autólise – decomposição das células em organismos mortos através das enzimas presentes no lisossomos.
O momento em que os animais detritívoros agem é na segunda etapa. Estes animais se alimentam dos restos mortais dos seres, e o que sobra é consumido por fungos e bactérias.
Entretanto, existem alguns fatores que impedem que a decomposição aconteça, e um deles é a temperatura. O calor é essencial para este processo, pois é o responsável pela respiração e proliferação de micro-organismos.
Outro fator é a umidade. Se não há umidade suficiente no ambiente em que o cadáver se encontra, se torna mais difícil a a germinação dos esporos. O último fator é o oxigênio: se não há CO2, não é possível que haja respiração celular.
3- Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil. A prática ainda faz bem para a saúde. De acordo com um estudo, o contato com uma bactéria presente no húmus funciona como um antidepressivo, diminui alergias, dor e náusea.
4- Os seres decompositores são organismos heterótrofos que se alimentam de matéria orgânica em processo de decomposição ou de resíduos de outros animais, tais como as fezes. Estes organismos também são chamados saprófagos. A decomposição é um processo natural necessário nos ecossistemas para a renovação da matéria e da energia. É realizada por uma multiplicidade de organismos, muitos dos quais são bactérias decompositoras ou organismos quimiorganotróficos porque obtêm energia através de reacções químicas, utilizando matéria orgânica em decomposição como substrato.
Outro grupo muito importante de organismos são os fungos decompositores, tanto microscópicos como macroscópicos. Por último, embora normalmente estejam no início da cadeia detritívora, encontramos os animais decompositores, sendo que os animais carniceiros são um grupo importante.
5-
Obtido por meio da extração de minerais, o adubo inorgânico também é conhecido como fertilizante químico. Este produto contém nutrientes indispensáveis para o desenvolvimento das plantas, principalmente nitrogênio, potássio e fósforo.
O adubo orgânico, por outro lado, é retirado de matérias de origem vegetal ou animal — como esterco, bagaços e cascas de frutas, farinhas e restos de vegetais —, que podem estar em estágio de decomposição ou já decompostos. Quando realizado pelo homem, este processo é chamado de compostagem orgânica.
Em comparação ao tipo orgânico, os nutrientes do adubo inorgânico são absorvidos facilmente pelas plantas e apresentam resultados mais rápidos no desenvolvimento dos vegetais. Outra vantagem dos adubos inorgânicos é que sua composição química é conhecida e definida, possibilitando cálculos precisos sobre a quantidade ideal de acordo com a necessidade de cada planta.
O uso excessivo de adubos inorgânicos, entretanto, pode alterar a composição química do solo, enfraquecendo-o e prejudicando o ecossistema como um todo. Por isso, deve-se ter cuidado para não utilizá-los em excesso, de modo a evitar desastres ambientais e a redução de organismos vivos e do oxigênio no solo.
Explicação: Poderia colocar como melhor resposta?