Imagine a seguinte situação: devido a intensas dores de cabeça, você foi conduzido por um familiar ao hospital mais próximo de sua residência e, mesmo com dores devido à superlotação da unidade de emergência, após o prévio atendimento, foi obrigado a esperar duas horas para ser atendido pelo médico de plantão.
Descreva um discurso em que, além de apontar as leis que amparam o seu direito de receber uma receita legível, detalhe como o costume médico de letra inelegíveis afeta o direito de cada pessoa.
Respostas
Resposta:
isso seria inaceitável porém o governo tem obrigação de atualizar todo nosso sistema de saúde pública
Explicação:
além disso temos nosso diretos de consumidor que e cabível a cada cidadão que paga impostos
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Nos termos do artigo 35 da Lei n.º 5.991/1975 – "Somente será aviada a receita: a) que estiver escrita a tinta, em vernáculo, por extenso e de modo legível, observados a nomenclatura e o sistema de pesos e medidas oficiais", assim como do artigo 15 do Decreto Federal n.º 20.931/1932 - Art. 15. São deveres dos médicos: b) escrever as receitas por extenso, legivelmente, em vernáculo, nelas indicando o uso interno ou externo dos medicamentos, o nome e a residência do doente, bem como a própria residência ou consultório.
O costume médico de prescrever receitas com letras inelegíveis viola o direito, pois trata-se de um costume contrário à lei que, em consequência de seu uso costumeiro, impede que pacientes tenham acesso imediato ao medicamento prescrito, visto que, ao buscar a sua compra, poderá receber medicação diversa da prescrita, não conseguindo comprá-la. Assim é importante que cada pessoa, valendo-se do seu direito e da lei, receba uma receita legível e dessa forma contribua para que outras pessoas não sejam impedidas de receber a medicação.
Explicação: