Observe os casos colocados a baixo: A criança com deficiência mental deve ser mantida em casa ou mandada a uma instituição? Um parente mais velho que costuma causar problemas deve ser cuidado ou podemos simplismente pedir que ele vá embora? Um casamento infeliz deve ser prolongado pelo bem das crianças? Os questionamentos apresentados nos casos possuem uma relevância filosófica? Explique e faça sua análise baseada nos conhecimentos dos Gregos Antigos?
Respostas
Resposta:
Sim, todos os casos apresentados possuem relevância filosófica.
Explicação:
A ética é um objeto de estudo da filosofia, e trata-se das ações que tomamos e da forma como fazemos isso. Para alguns filósofos, mesmo que se tome uma ação dita correta, se a pessoa espera de alguma forma receber um retorno em troca daquilo, aquela ação não foi ética. Por exemplo, se você ajudar um morador de rua e mandar que filmem tudo para postar nas redes sociais esperando receber muitos likes depois, sua ação não foi ética porque, por mais que ela tenha sido uma ação correta, ela se baseou no que você queria em troca. Ela não foi feita com o único fim de ajudar aquele que precisava, mas sim com o fim de receber atenção por isso.
Tendo dito isso, podemos pensar que todas as situações descritas anteriormente envolvem a ética. Todas elas trazem consequências, positivas ou negativas, tanto para quem as toma quanto para outras pessoas que serão afetadas.
Um dos filósofos gregos que mais de destaca no estudo da ética é Aristóteles. Para ele, tudo tender para o bem e a felicidade é a finalidade da vida humana. Entretanto, a felicidade não deve ser compreendida como prazer, posse de bens ou reconhecimento. A felicidade é a prática de uma vida virtuosa.
O ser humano, dotado de razão e capacidade de realizar escolhas, é capaz de perceber a relação de causa e efeito de suas ações e orientá-las para o bem.
Então, todos os questionamentos apresentados tem relevância filosófica por envolverem ética, e suas soluções devem ser pensadas e ponderadas levando a ética em consideração, analisando todas as consequências da ação a ser tomada e o impacto que ela causaria em si mesmo e nos outros que também estão sujeitos às consequências delas.