⮚ O HOMEM COMO SER SOCIAL
O indivíduo nunca teve tanta importância nas sociedades como nos dias de hoje. Quando analisamos as diversas formas de sociedade e como elas se organizaram historicamente, percebemos que só na modernidade a noção de indivíduo ganhou relevância.
Entre os povos antigos, pouco valor se dava à pessoa única, a importância do indivíduo estava inserida no grupo que pertencia, ( família, Estado, clã, etc.).
No século XVIII, com o desenvolvimento do capitalismo e pensamento liberal, a ideia de indivíduo e individualismo firmou-se definitivamente, pois se colocava a felicidade humana no centro das atenções.
A ideia de individuo começou a ganhar força no século XVI, com a reforma protestante, que definia o homem um ser criado à imagem e semelhança de Deus, com quem podia se relacionar sem a necessidade de intermediários. No século XVIII, com o desenvolvimento do capitalismo e pensamento liberal, a ideia de indivíduo e individualismo firmou-se definitivamente, pois se colocava a felicidade humana no centro das atenções. Não se tratava, entretanto, da felicidade como um todo, mas de sua expressão material. Importava o fato de a pessoa ser proprietária de bens, de dinheiro ou apenas do seu trabalho.
O processo de socialização, começa pela família, passa pela escola e chega aos meios de comunicação, mas inclui outros caminhos, como convívio com a comunidade do bairro ou da igreja, com o grupo que frequenta o clube ou participa das festas populares, etc. Afinal, nosso dia a dia é pontuado por relações que não se restringem a um único espaço, nem apenas ao bairro ou à cidade em que nascemos e vivemos.
⮚ SOCIABILIDADE E SOCIALIZAÇÃO
SOCIABILIDADE E SOCIALIZAÇÃO:
∙ PENSAMENTO DE ARISTÓTELES: “O homem é por natureza um animal social”.
A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. O homem necessita de seus semelhantes para sobreviver, perpetuar a espécie e, também, realizar-se plenamente como pessoa.
A sociabilidade, capacidade natural da espécie humana, para viver em sociedade, desenvolve-se pelo processo de socialização. Pela socialização o indivíduo se integra ao grupo que nasceu, assimilando o conjunto de hábitos e costumes característicos daquele grupo.
Participando da vida em sociedade, aprendendo suas normas, seus valores e costumes, o indivíduo está socializando. Quanto mais adequada a socialização do indivíduo, mais sociável ele poderá se tornar. ∙ CONTATOS SOCIAIS:
O contato social é a base da vida social. É o primeiro passo para que ocorra qualquer socialização humana.
1- CONTATOS SOCIAIS PRIMÁRIOS: São contatos pessoais, diretos que têm uma forte base emocional. EX: Os familiares, vizinhança, relações sociais na escola, no clube, etc. Assim, as primeiras experiências do indivíduo se fazem com base em contatos sociais primários.
2- CONTATOS SOCIAIS SECUNDÁRIOS: São contatos impessoais, calculados, formais. Trata-se mais de um meio para atingir determinado fim,
EX: o contato do passageiro com o cobrador do ônibus; o contato do cliente com o caixa do banco; são também considerados contatos secundários os contatos mantidos através de carta, telefone, e-mail, etc.
É importante destacar que as pessoas que têm uma vida baseada mais em contatos primários desenvolvem uma desenvolvem uma personalidade diferente daquelas que têm uma vida com predominância de contatos secundários.
As relações humanas nas grandes cidades podem ser mais fragmentadas e impessoais, caracterizando uma tendência aos contatos sociais secundários e ao individualismo, pois aproximadamente física não significa necessariamente proximidade afetiva.
∙ CONVÍVIO SOCIAL, ISOLAMENTO E ATITUDES:
A ausência de contatos sociais caracteriza o isolamento social. Existem mecanismos que reforçam o isolamento social.
Entre eles estão as atitudes de ordem social e as atitudes de ordem individual.
As atitudes de ordem social envolvem os vários tipos de preconceitos (de cor, de religião, de sexo, etc.). A África do Sul é exemplo de país onde por várias décadas imperou uma legislação que afastava do convívio social com os brancos a maior parte da população: era o apartheid, que minoria branca impunha a maioria negra, relegando seus membros à condição de cidadãos inferiores.
Uma atitude de ordem individual que reforça o isolamento social é a timidez. O sociólogo Karl Mannheim considera que a timidez, o preconceito e a desconfiança podem levar o indivíduo a um isolamento parcial semelhante ao ocasionado de modo geral pelas deficiências físicas, quando os portadores são segregados dentro de seu próprio grupo primário.
ATIVIDADES
1-O que determina a importância do indivíduo antigamente?
2-Para o indivíduo, o que era felicidade?
3-Defina: sociabilidade e socialização.
4-Explique: “ O homem é por natureza um animal social”.
5- Cite e explique os tipos de contatos sociais.
6- Defina isolamento social e cite suas causas.
Respostas
Resposta: 1:Ao estudarmos o primeiro capítulo deste caderno, vimos que o foco da
Psicologia Social é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente. Estudamos que nós nos tornamos sociais quando nascemos, ou
até mesmo antes, devido nossas condições históricas. Mas como isso acontece?
Em todos os momentos da nossa vida, diante da nossa formação filogenética
e ontogenética, somos influenciados pelos meios sociais. Então, não podemos
dizer que o homem é um ser isolado. Somos seres individualizados e, ao mesmo
tempo, coletivos, somos influenciados pela sociedade a partir das relações culturais. Por isso, estudar o processo de socialização, os agentes socializadores e a
cultura e o conceito de identidade social é de fundamental importância para você
compreender os problemas sociais que ocorrem atualmente na nossa sociedade.
Então, convido você a conhecer um pouco mais sobre nós mesmos! O propósito deste capítulo é levá-lo a compreender a relação indissociável entre indivíduo, sociedade e cultura; e a entender o que é identidade social, a partir do
processo de socialização do indivíduo.
2:O tema felicidade surge frequentemente em vários lugares e setores do conhecimento humano e, por ser tão recorrente chega a ser banal. Mas a análise filosófica e histórica do conceito de felicidade só reforça sua importância e não apenas para o homem contemporâneo.
A verdade é que todos os homens procuram ser felizes, mas por isso mesmo se tornou a felicidade uma temática capciosa e particularmente complexa.
3:Sociabilidade, nada mais é do que a capacidade, a possibilidade ou até mesmo a inclinação em viver junto com outras pessoas, enquanto Socialização é a efetiva vivência com demais pessoas.
4:Segundo Marx o homem é por natureza um animal social pois ele nao pode ser privado de estar em sociedade. ... É evidente que o homem, muito mais que a abelha ou outro animal gregário é um animal social. O homem é o único entre os animais que tem o dom da fala.
5:contatos sociais primários, trata-se da convivência. ex: você tem contato social primário com seus pais, pois convive diretamente com eles. contatos sociais secundários: aqueles q você não fala diretamente com a pessoa. ex: você tem um amigo virtual e conversa com ele apenas pelo celular
6:O isolamento social é o ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio com o restante da sociedade. Esse isolamento pode ser voluntário ou não. Quando há uma força maior, seja imposta pelo governo, seja por uma situação de guerra ou pandemia, ou até mesmo um toque de recolher provocado pela violência urbana, o isolamento é forçado. Quando o próprio indivíduo ou grupo se isola voluntariamente, por questões de saúde mental (em consequência de depressão, por exemplo), por questões pessoais ou por questões religiosas, há um isolamento social voluntário
Explicação: POR FAVOR ME DA MELHOR RESPOSTA EU SOFRI PRA ISSO pfv cara