• Matéria: História
  • Autor: gustavschafer
  • Perguntado 5 anos atrás

O arqueólogo inglês Howard Carter ganhou notoriedade após a descoberta, no Vale dos Reis, em 1922, da tumba do faraó Tutankamon, cuja existência até aquela data era desconhecida pelos especialistas em história egípcia.



Contudo, à descoberta seguiu-se uma verdadeira tragédia. Num espaço de apenas 12 anos, quase todos os envolvidos na empreitada já haviam morrido – alguns de doença grave, como Lorde Carnavon, outros de acidentes inexplicáveis. Essas mortes foram atribuídas a uma suposta maldição deixada pelo jovem faraó àqueles que violassem a tumba. Naquela época, devido à repercussão dessas notícias, o cinema começou a produzir filmes sobre múmias egípcias.

No que se refere a esta relação entre a maldição de Tutankamon e a produção cinematográfica sobre as múmias egípcias, assinale a alternativa incorreta:


Escolha uma opção:
a.
O cinema se apropriou da versão trágica da famosa Maldição de Tutankamon para produzir filmes que associavam as múmias às figuras de terror ou de suspense.

b.
As pessoas ligadas às pesquisas de Howard Carter, dentre eles o Lorde Carnavon, e que morreram, foram vítimas da Maldição de Tutankamon, já que não há explicações científicas sobre essas mortes.

c. Assim como no caso da Maldição de Tutankamon, Cleópatra foi outra personagem da história egípcia cuja imagem sedimentada na cultura ocidental foi aquela produzida pelo cinema, principalmente depois que foi protagonizada pela atriz Elizabeth Taylor

d. Na época em que a Maldição de Tutankamon foi noticiada e espalhada pelo mundo houve o aparecimento de uma espécie de “febre cultural” sobre o Egito, sobretudo acerca das múmias, a chamada “Tutmania”.

e. Os filmes sobre múmias, geralmente, tem narrativas fílmicas de suspense ou terror.​

Respostas

respondido por: saulolaportbjj
0

Resposta: O poder do rei Tutancâmon repousa tanto no contexto extraordinário da década de 1920, quando a tumba foi encontrada, quanto no próprio conteúdo da urna. Em 1922, Howard Carter, o arqueólogo britânico que encontrou o túmulo, foi pego no meio de uma tempestade política. O Egito havia passado por uma recente transformação política, e o novo governo manteve um controle rígido sobre os artefatos encontrados.

Explicação:


gustavschafer: O que? qual alternativa?
dilmaebianca: qual a alternativa???
Perguntas similares