O que é Auto-Estima?
Quais as relações entre os termos auto-estima, autoconfiança, auto-aceitação e auto-imagem?
O que pode prejudicar a auto-estima de uma pessoa?
O que é baixa auto-estima e quais suas características?
Como podemos melhorar a nossa auto-estima?
Respostas
Explicação:
1-Em psicologia, auto-estima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau. A autoestima envolve tanto crenças autossignificantes e emoções autossignificantes associadas. Também encontra expressão no comportamento.
2-A auto confiança surge do conhecimento do indivíduo sobre si mesmo e suas atitudes, que também se correlaciona com a aceitação e a auto imagem, ambas que servem de gatilho para entender o mundo ao seu redor e agir conforme seus princípios básicos.
3-Um dos principais motivos para uma baixa autoestima é o sentimento constante de culpa. Seja por não estar fazendo algo ou por aquilo que foi feito, é muito comum segurarmos a sensação de que somos culpados pela vida que estamos levando.
5-A baixa autoestima está intimamente ligada a dificuldade de autoaceitação, amor-próprio e a falta de autoconhecimento. Uma pessoa nesse estado não se sente capaz de alcançar seus objetivos e com isso, acaba perdendo inúmeras oportunidades de crescimento na vida, prejudicando seu próprio desenvolvimento.
6-Mantenha a postura retinha.
Faça exercício físico.
Dê agradinhos a si mesmo.
Imponha limites mais aceitáveis à sua autocrítica.
Faça pausas em meio às obrigações do cotidiano.
Valorize-se.
Lide com os erros como parte da vida.
Pare de se comparar com as outras pessoas.
Resposta:
Sobre uma definição de Autoestima, este princípio básico é resumido no : “Saber que se é digno de felicidade é a essência da Autoestima”. A autoestima não é uma competição; não é uma medida de valor, mas a forma em como cada um se valoriza.
Explicação:
“Integridade é a integração de ideais, convicções, padrões, crenças e comportamentos. Quando nosso comportamento é congruente e as práticas são compatíveis, temos integridade”. Prefiro me comportar de modo evitar conflito com meu julgamento do que é apropriado. Integridade e um hábito que gera auto confianca. Um comportamento constante alinhado com valores, ganha autoestima, pois assim sabe que pode confiar em si mesmo para cuidar das proprias necessidades e desejos. Mas isto pode levar a situações em que teremos que enfrentar a aversão de outras pessoas e não nos “encaixar”, estas são as situações de crescimento... Temos momentos em que poderíamos nos rotular como hipócritas. Independente de outros perceberem que estamos agindo de forma incongruente, existe esta sensação de que não estamos sendo nos mesmos. Devemos expressar quem somos e trabalhar diligentemente para manter congruencia com nossas crenças.
Intencionalidade - “Viver com propósito é tambem ser produtivo, sentir uma necessidade fazer tudo com o maximo de competencia.” Isto da motivação para provocar as mudanças. Assume a responsabilidade de olhar para a sua vida e definir objetivos, de forma especifica e realista. Saber priorizar significa falar não para o que te afasta dos seus objetivos. Presta atenção aos resultados, não se limite ao as necessidades, viva alem do medo, tanto a auto-eficácia como o respeito próprio para alcançar todo o seu potencial.
Ter uma meta na vida dá uma direção à nossa vida. Não disperdice tempo sendo improdutivo, isto por si só levará a uma autodisciplina em monitorar constantemente o proprio comportamento e ver se esta alinhado com seu objetivo e trabalhar com autoconfiança, consciente de que "Nós não temos que provar nada para ninguém", só temos que provar algo para nós mesmos.
“Autoafirmação significa honrar seus desejos, necessidades e valores e buscar formas apropriadas de se expressar… é ser autentico, falar e agir a partir das suas convicções e sentimentos mais íntimos.” Apesar do desacordo, as pessoas tendem a respeitar mais àqueles que confiam em suas proprias opiniões e crenças. Mantendo a palavra e ações, transmitimos seguranca e confianca em quem somos, isto e algo secretamente desejado por muita gente! Quando nos tornamos conscientes de nossos comportamentos, pensamentos e emoções, aprendemos a aceitar quem somos e passamos a assumir responsabilidade por honrar a necessidade de expressar nossos valores, as pessoas chamam isto de “ser autêntico”. É normal que tenta modificar o comportamento de modo a se tornar mais atraente, mas isto não deve acontecer à custa de nossa identidade, seja honesto para consigo mesmo sobre o que deseja e precisa, mas também comunique isto ao interagir com outras pessoas. Para muitas das pessoas é mais fácil se sacrificar do que praticar a autoafirmação e defender as próprias necessidades.
Autorresponsabilidade - Evite a todo custo fazer o papel ridiculo de vítima, no fim as nossa atitude e a única coisa sobre a qual temos o controle, esta e a chave para mudança. No desenvolvimento da Autoestima devemos aprender como evitar o comportamento de vítima, pois isto depender dos outros, se nossa satisfação está nas mãos de outras pessoas, não temos a responsabilidade com a própria vida, a autorrealização e o bem estar. Deve confiar em si mesmo e suas próprias habilidades. Ninguém tem o direito de nos impedir de viver uma vida plena. Somos responsáveis pelo nosso poder. Deve se concentrar nestes aspectos afim de evita perder tempo e energia em coisas que não consegue controlar. Ninguém mais é capaz de mudar a sua vida, você se responsabilizar por isto?