Respostas
Resposta:
Borda Divergente: localizam-se em geral nas dorsais meso-oceânicas, sendo caracterizadas pela movimentação das placas em direções opostas, devido à formação de novas rochas litosféricas que empurram as antigas, em processo denominado de expansão do assoalho oceânico.
Borda Convergente: ocorre quando existe a colisão de placas. Se a colisão for entre uma placa oceânica e uma continental, a oceânica (devido a sua maior densidade) afunda sob a continental, ocorrendo em geral nas zonas de subducção, com formação de cadeias de montanhas (Cadeia do Andes, Alpes, etc). Quando há a colisão de duas placas continentais, a subducção é mais difícil de acontecer devido a densidade das placas serem semelhantes, portanto neste caso temos a colisão continental, formando também grandes sistemas de cadeias de montanhas (Cadeia do Himalaia, entre outras).
Borda Transformante: ocorre quando duas porções em uma mesma placa movimentam-se com velocidades diferentes, formando uma falha transfomante. Esse tipo de borda é mais comum nas placas oceânicas, porém existem algumas em placas continentais, sendo a mais conhecida a existente ao longo da Falha de San Andreas, na California..