• Matéria: Filosofia
  • Autor: pedromota654321
  • Perguntado 4 anos atrás

ANALISE E ENTENDIMENTO
5. Em que consistiu a filosofia patrística? Qual era
seu objetivo?

Respostas

respondido por: pablohenriquevf
8

Resposta:

A Patrística trata-se do nome dado a filosofia cristã, ou seja, por meio da premissa de que Deus existe os filósofos provavam o motivo de todas as coisas.

Dentre os principais representantes da Patrística, pode-se citar:

Santo Tomás de Aquino;

Santo Agostinho.

Sendo eles filósofos não só importantes para filosofia como também para a fé católica, sendo criadores também de premissas católicas na religião.

Pfvr marque como melhor resposta para me ajudar tbm

respondido por: mayaramanetta
2

Resposta:

A Patrística, Escola Patrística ou Filosofia Patrística, foi uma corrente filosófica cristã da época medieval que surgiu no século IV.

Recebe esse nome, pois ela foi desenvolvida por diversos padres e teólogos da Igreja, os quais eram chamados de “Pais da Igreja”.

Sua figura mais importante foi Santo Agostinho de Hipona.

Explicação:

A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges.

Por isso, essa doutrina filosófica foi representada pelo pensamento dos Padres da Igreja, que gradualmente auxiliaram na construção da teologia cristã.

Baseada na filosofia grega, os filósofos desse período tinham como objetivo central compreender a relação entre a fé divina e o racionalismo científico. Ou seja, eles buscavam a racionalização da fé cristã.

Portanto, os principais temas explorados estavam ancorados nas vertentes do maniqueísmo, ceticismo e neoplatonismo. São eles: criação do mundo; ressurreição e encarnação; corpo e alma; pecados; livre arbítrio; predestinação divina.

Perguntas similares