• Matéria: ENEM
  • Autor: tacyaneandrade2695
  • Perguntado 4 anos atrás

Neste caderno, você aprendeu um pouco mais sobre a escrita do diário e do blog pessoal. Como você sabe, É muito comum que pessoas comuns e também personalidades conhecidas tenham diários ou blogs, em que relatam experiências pessoais e sentimentos vividos. Leia a seguir uma matéria que apresenta a vida de Malala Yousafzai, uma jovem notável. Este texto será a base do que você escreverá em seguida. Como Malala sobreviveu a atentado e foi para Oxford Malala Yousafzai, 22, se formou ontem (18) na Universidade de Oxford após encabeçar uma jornada que embalou o mundo pelo direito universal à educação e à emancipação das mulheres por meio do ensino. Aos 14 anos de idade, a paquistanesa levou um tiro na cabeça em um ônibus escolar. Os autores pertenciam ao Talibã e considerava a educação de meninas um valor ocidentalizado. Refugiada no Reino Unido para fugir da morte, Malala ganhou o Nobel da Paz em 2014, sendo a mais jovem a receber o prêmio. "Não é fácil expressar minha gratidão agora que consegui meu diploma de filosofia, política e economia em Oxford. Não sei o que está no porvir". "Efeito Malala" A então estudante gerou uma espécie de "efeito Malala", no qual foi reforçado o papel da educação como uma ferramenta transformadora para a busca da paz e dos direitos das mulheres. A estudante tem a filosofia de que é possível provocar mudanças estruturais com a educação de meninas. A ação é especialmente importante para Malala em países fragilizados e sob mandatários patriarcais. Protagonista de livros e debates pelo mundo, a ativista usou da sua popularidade para colocar em pé projetos como a Fundação Malala, instituição que apoia educadores à frente de projetos educacionais de inclusão em países em desenvolvimento. Além de Índia, Afeganistão, Nigéria e Paquistão, também há projetos desenvolvidos por educadores brasileiros. A jornada de Malala começou em 2009, quando ainda pré-adolescente manteve um diário na BBC para relatar o medo que sentia ao estudar com a presença do Talibã no Vale de Swat, região noroest

Respostas

respondido por: renanunes0108
7

Resposta: Malala Yousafzai, de 22 anos, formou-se ontem na Universidade de Oxford (18 anos). A jornada que liderou chocou o mundo. As pessoas têm o direito universal à educação e o direito de emancipar as mulheres por meio do ensino. A mulher paquistanesa foi baleada na cabeça de um ônibus escolar quando tinha 14 anos. O autor pertence ao Talibã e acredita que a educação de meninas é um valor ocidentalizado. Malala é uma refugiada do Reino Unido que escapou da morte. Ela ganhou o prêmio nobel da paz em 2014 e é a mais jovem de todas a conquistar um premio nobel

Assim, os alunos passam a ter um “efeito malala, que fortalece o papel da educação como ferramenta transformadora na busca pela paz e pelos direitos das mulheres. A filosofia do aluno é que é possível promover mudanças estruturais por meio da educação das meninas. A ação é particularmente importante para os estados frágeis e Malala sob o patriarcado. As defensoras e defensores dos direitos humanos são protagonistas de livros e debates em todo o mundo, usando sua reputação para estabelecer projetos como a Fundação Malala, que apóia educadores responsáveis por projetos de integração educacional em países em desenvolvimento. Além da Índia, Afeganistão, Nigéria e Paquistão, educadores brasileiros também desenvolveram diversos projetos.  

A jornada de Malala começou em 2009 quando ele era apenas adolescente, então ela manteve um diário na BBC para relatar sua pesquisa sobre a presença do Talibã no Vale de Swat, no noroeste do Paquistão. Nesse período, a escola foi bombardeada pelo grupo e estava aberta apenas para meninos. O país vive um conflito armado e cultural. As ações dos grupos armados visam destruir os valores geralmente aceitos no Ocidente.

No mesmo ano, Malala estrelou um documentário sobre o medo e a vontade de aprender. Este é um dos pontos de partida para torná-lo um fenômeno global, é um símbolo dos pacifistas e alerta que há centenas de anos ainda existem mulheres em busca de direitos básicos nos países desenvolvidos. Outra consequência é se tornar um alvo prioritário do Taleban. Três anos depois, uma pessoa armada embarcou no ônibus escolar e atirou no puxão de Mala, ferindo dois colegas.

O Taleban perdeu o controle da área onde vivem os estudantes, mas devido à influência internacional na área, ela ainda tem a missão de tentar matá-la. Malala foi resgatada por um médico britânico e trazida para o Reino Unido. Após a indução do coma, a estudante foi considerado portador de sequelas cognitivas. Para surpresa da família e dos profissionais de saúde, ele se recuperou do trauma sofrido. Os fatos provam que essa mudança é permanente.

Em 2018, a convite do banco, Malala fez uma palestra no Brasil. Ele disse: “É importante que as mulheres se expressem.” A visita ao país tem como objetivo “encontrar acesso à educação para 1,5 milhão de meninas que estão fora da escola”. Foi quando ele começou a se comunicar com educadores locais que as meninas, especialmente as negras, foram introduzidas no sistema educacional.

Explicação: copia tudo e cola ta safe n tirei de nenhum site


dmgabrielmatos: Da para usar um site para reescrever tudo
Perguntas similares