absolutismo foi defendido por muitas pessoas. Um deles foi Dante ALIGHIERI. Quais eram as opiniões dele sobre o absolutismo?
por favor me ajudem está questão é muito importante
Respostas
ele acreditava na teoria política que defende que alguém deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão.
Explicação:
sobre a independência do poder político em
relação ao poder religioso. Dante Alighieri, como um dos principais defensores medievais do ideal monárquico, escreve o tratado político Monarchia, permitindo a essa pesquisa apresentar e discutir a questão tipicamente medieval da delimitação da soberania do poder temporal e do poder espiritual. Filósofo e cristão, Dante reconhece dois ideais: o sucesso filosófico, a felicidade nesta terra, e a bem-aventurança segundo os teólogos, a visão bem-aventurada prometida aos eleitos na Jerusalém celeste. O modelo agostiniano das duas cidades sobrepõe-se assim à ideia do filósofo-rei. Como afirma Alain de Libera, os medievais em geral não dissertam sobre os méritos comparados da democracia e da oligarquia; eles se interessam apenas pela monarquia. A idéia-força é que a sociedade cristã é dual, que isso não ameaça sua unidade, mas antes a reforça. O homem é uno e duplo, a sociedade na qual ele vive deve sê-lo também. “Dante não quebra a sociedade cristã, ele descobre o seu pluralismo”