• Matéria: História
  • Autor: andreafelixsf30
  • Perguntado 4 anos atrás

FATEC – ADAP.) A resistência indígena à escravidão a que os portugueses tentavam lhes submeter, foi composta por guerras, fugas e recusa ao trabalho, além da morte de uma boa parte deles. A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil, foi progressivamente abandonada e substituída pela africana, entre outros motivos, devido: *

Respostas

respondido por: bielsanr19
133

Resposta:

1-D

2-D

Explicação:

Classroom ;-;

1-Parabéns, é isso aí! A resposta correta é a letra D. A escravização dos africanos demonstrou-se uma rica atividade lucrativa para os portugueses. Ampliaram não só os seus comércios de matérias-primas, mas passavam a contar com um comércio muito utilizado pelas monarquias colonizadoras. A justificativa religiosa legitimava essa exploração. Justificava-se que escravidão era um castigo dirigido contra os “infiéis” africanos.

2-Parabéns, é isso aí! A resposta correta é a letra D. Quilombo é uma palavra de origem quimbundo, que faz referência a união, acampamento, fortaleza, povoação. Não foi um fenômeno exclusivo da América Portuguesa. Também chamados de mocambos. É correta a percepção de que a população dos quilombos também era formada por indígenas ameaçados pelos europeus, brancos pobres e outros aventureiros e desertores, embora predominassem africanos e seus descendentes.


camargosamira88: vlwwww Tá certinho
gabrieldasilva1717: vlww
gustavorockembackcos: vc errou seu panaka
fariarodrigues99: vlw mn ta certo
respondido por: nataliafransantos
9

A mão de obra indígena foi substituída pela mão de obra escravizada africana, porque o tráfico de pessoas se tornou um lucrativo comércio que gerava verdadeiras fortunas tanto para a Coroa portuguesa, quanto para os traficantes de escravos.

Além da riqueza proporcionada comércio de escravos, os comerciantes passaram também a ter prestígio e influência política. No início os próprios europeus capturavam os nativos africanos para realizar a sua venda.  

Mas com o aumento da demanda, o tráfico se tornou um empreendimento mercantil de grande escala, onde os europeus se aproveitavam dos conflitos preexistentes no continente africano para suprir a demanda.

Os líderes dos reinos africanos, aprisionavam os nativos que eram presos no interior do continente e levados para as regiões costeiras para serem comercializados por aguardente, tabaco, armas, cavalos e outros. A escravização de povos africanos perdurou no Brasil por cerca de 300 anos.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/14192023

Anexos:
Perguntas similares