A Pintura Corporal Africana história
POR FAVOR GENTE E URGENTE PRECISO MUITO DA AJUDA HOJE
VAI GANHAR 28 PONTOS QUEM ME AJUDR
Respostas
Resposta:
Pinturas corporais elaboradas pelos membros das tribos Surma e Mursi, localizadas no vale leste da África Omo. São composições coloridas feitas de pigmentos extraídos de pedras em pó, plantas, frutos e barro unidos a gravetos, palhas, flores e folhas exóticas.
Explicação:
Pronto se acalma
Resposta:
A linguagem corporal tradicionalmente faz parte da criação e da produção material e imaterial na África. Há séculos, os africanos utilizam o corpo como veículo de conexão entre o mundo visível e invisível, sendo que grande parte da produção plástica africana se constituiu historicamente como a escolha primeira de manifestação cultural.
Quando falamos de uma sociedade baseada na tradição oral, seus corpos servem como portadores de memória, da historia e da herança de seus antepassados, contendo signos a serem decifrados e decodificados, expressos como “tradição viva”, como já dizia o grande sociólogo e historiador maliano Hampaté Bá.
O corpo negro não é um corpo único, individual, mas sim um corpo participativo, humanitário. O corpo africano que se conecta com outra dimensão. E nessa relação que vai além de um único individuo no espaço, se estabelece uma identidade coletiva, visto como um aspecto importante dentro da cultura africana, onde se é permitido compreender uma diversidade de gestos, ritmos, cores e formas tradicionais de expressões culturais através das atividades performáticas como a música, a dança, a pintura corporal, escarificações e até em suas esculturas e máscaras, que se apresentam dentro de cada povo, possuindo características especificas próprias.
Essa memória corporal se manifesta nas performances ritualísticas e cerimoniais, cada qual com seu significado, mas que buscam a conexão entre os mundos interior/exterior, real/espiritual. Elas são a expressão de organização social que diferencia e define o papel dos indivíduos dentro da sociedade.
Explicação: