1-".... e os pactos sem a espada não passam de palavras sem força para
dar a menor segurança a ninguém. Portanto apesar das leis da natureza
(que cada um respeita quando tem vontade de respeita-las e quando
pode fazê-lo com segurança), se não for instituido um poder
suficientemente grande para nossa segurança, cada um confiará, e
poderá legitimamente confiar, apenas em sua própria força e capacidade,
como proteção contra todos os outros."(Thomas Hobbes).Hobbes
justifica a necessidade de um poder instituido, o estado ou soberano, que
garanta a segurança para todos, pois segundo ele o (a) (s): *
a) Estado ou soberano deve manter o controle sobre as vontades individuais para que
possibilite a segurança de todos
BR.
b) Pactos feitos pelo homem necessitam das leis da natureza para legitimaro
controle do estado ou soberano,
2
c) Homens não conseguem fazer pactos entre si que garantam a liberdade para o
estado ou soberano
203
d) Homens dão sua liberdade ao estado ou soberano, mas este não pode garantir a segurança para todos
Respostas
Resposta / Explicação:
Em uma sociedade já instituída fica difícil imaginar que Estado civil não seja natural, ou que pelo menos não tenha se dado dessa forma.
Todavia, segundo os contratualistas modernos, o mundo não foi criado com a sociedade civil já estabelecida e provavelmente as condições de vida entre os homens não foram sempre estas encontradas no Estado.
Para Thomas Hobbes, por exemplo, a instituição do Estado (ou da sociedade civil), apesar de necessária, é artificial, pois, para ele, os homens não nascem aptos para a sociedade, mas encontram nela um meio para obtenção de benefícios próprios.
Instituída por meio de um pacto no qual todos submetem suas vontades à um único homem, denominado soberano, a sociedade traz uma nova condição de vida aos homens.
É esta união em uma única vontade que caracteriza a formação da sociedade civil e marca uma espantosa mudança na vida dos homens, agora também chamados cidadãos.
No entanto, para entender como se dá esse processo, faz-se necessário examinar os diversos meios de convívio dos homens, seja antes ou depois do surgimento da Sociedade civil.
De tal modo, veremos primeiramente a causa pela qual a sociedade foi estabelecida. Depois, os meios pelos quais sucedeu sua instituição e, por fim, analisaremos se o motivo para o qual foi instituída é plenamente atendido.
Dessa forma, pretendemos verificar, a partir do pensamento hobbesiano, a origem da sociedade civil e as mudanças que ela traz, na tentativa de justificar, ou , sua existência.
Até ...
A alternativa correta é a A, pois segundo Hobbes, a existência do Estado ou de um soberano é justificada pela necessidade de haver um poder que controle ações individuais, garantindo assim a segurança da sociedade.
Os pactos sociais segundo Hobbes
Os pactos, ou contratos sociais, fazem parte de estudos sociológicos desenvolvidos no século XX, onde muitos teóricos ficaram conhecidos como contratualistas. Para Hobbes, seres humanos são essencialmente sociais e portanto dependem de certa cooperação para existirem em harmonia e o sociólogo sugere que essa organização se dê de forma centralizada pelo Estado ou na figura de um soberano, como um rei.
Ainda segundo Thomas Hobbes, os humanos possuem desvios de caráter como egoísmo, inveja, más intenções, etc e isso resulta em violência em uma sociedade desregulada. Portanto, para garantir a segurança social, os indivíduos assumem uma forma de contrato com um poder superior e firme que determine as regras sociais.
Aprenda mais sobre os pactos sociais: https://brainly.com.br/tarefa/3646796?referrer=searchResults
#SPJ2