Em se tratando de desenvolvimento sustentável territorial, o território deve ser compreendido em sua complexidade, superando o conceito clássico e com observância a algumas dimensões, dentre elas, a coesão territorial, que pode ser conceituada como: A. Capacidade dos laços interpessoais nas relações cidadãs dos direitos e obrigações de um grupo de pessoas. B. Capacidade de incluir a população local nas atividades econômicas. C. Capacidade dos poderes públicos fomentarem as ações locais visando o seu desenvolvimento. D. Capacidade de utilização de recursos na produção de bens e serviços sem colocar em risco o bem comum. E. Capacidade de uma população de um território ter densidade em suas relações para definir suas estratégias em função de seus recursos e interesses.
Respostas
Resposta:
E. Capacidade de uma população de um território ter densidade em suas relações para definir suas estratégias em função de seus recursos e interesses.
Explicação:
As dimensões do desenvolvimento sustentável territorial são:
- Coesão social: congruência dos laços interpessoais nas relações cidadãs dos direitos e obrigações;
- Coesão territorial: capacidade de uma população de um território ter densidade em suas relações para definir suas estratégias em função de seus recursos e interesses;
- Governabilidade: capacidade dos poderes públicos fomentarem as ações locais visando o seu desenvolvimento;
- Sustentabilidade: utilização de recursos na produção de bens e serviços sem colocar em risco o bem comum;
- Inclusão econômica: capacidade de incluir a população local nas atividades econômicas;
- Bem-estar e o desenvolvimento local: melhoria das condições de vida da população, agregando infraestrutura, saneamento, instituições de saúde e de educação.