• Matéria: Psicologia
  • Autor: jlucastorm
  • Perguntado 4 anos atrás

Os antecedentes da psicologia remontam à constituição da ciência moderna, no século XVI, quando houve importantes debates empreendidos pela física, primeiramente com a mecânica e, em seguida, com a “revolução copérnica”, que transformaram a cosmologia religiosa preponderante até aquele momento. Trata-se da passagem de uma visão de mundo que teve seu ápice com Isaac Newton e iniciou com Nicolau Copérnico (1473–1543), cuja obra impactou a ciência quando este afirmou que a Terra girava em torno do Sol, e não o contrário. Essa teoria influenciou, meio século depois, Galileu Galilei e Kepler, os quais podem ser considerados influentes físicos da Revolução Científica do século XVII. Considerando o texto, e as precondições da constituição do campo da psicologia como campo científico, assinale a alternativa incorreta:

A)


O impacto dessas mudanças acarretou o fim da cosmologia escolástica e o nascimento do Iluminismo. Com isso, a matemática e a física constituem-se em modelo de cientificidade, com o qual se julgaria o caráter científico dos diversos campo de conhecimento.


B)
Conhecer, então, passa a significar quantificar, pois, como afirma Santos (2008), passa a se desqualificar a qualidade do objeto e impera a quantidade em que se possa ser traduzido.


C)
Esse novo modelo de racionalidade científica se constitui, a partir do século XVI, nas ciências naturais, quando se assume que o conhecimento científico não se separa do filosófico.


D)
Na modernidade há negação das formas de conhecimento que não se pautassem pelos critérios metodológicos e os princípios epistemológicos do que se constituiu como modelo de ciência positivo.


E)
Passa-se a desconfiar de toda forma de saber que não pudesse ser quantificada, ou seja, a qualidade antiga, doravante acusada de ser uma ‘qualidade oculta’, simples determinação ‘subjetiva’ do psiquismo.

Respostas

respondido por: andressapereira2002
1

Resposta: letra A

Explicação:

Perguntas similares