5. RESOLVENDO DESAFIOS DA TRILHA
1. Como eram as condições de trabalho no início da República brasileira? Explique.
2. Para você o cangaceiro era herói ou vilão?
3. Quais os principais motivos para a Revolta da Vacina ter acontecido? Explique pelo
menos dois motivos.
4. João Cândido foi um dos principais líderes da Revolta da Chibata. Explique o que
aconteceu e qual foi a importância de João Cândido no motim.
Respostas
Resposta: 1.As condições de trabalho dos operários durante a primeira republica eram extremamente severas, pois o trabalho era árduo, não existiam leis trabalhistas e nem qualquer tipo de benefício extra. Os trabalhadores recebiam em função de sua produção, sendo que o valor era ínfimo.
Explicação:
No período da Primeira República (de 1889 a 1930, que podemos dividir em República da Espada e República Oligárquica) as condições de trabalho nas fábricas no Brasil eram bem precárias, com exploração até mesmo de mão de obra infantil, baixos salários e exposição a situações perigosas
Resposta:
1- Nas fábricas durante a primeira república, as pessoas viviam em situações precárias mulheres e crianças trabalhavam, e não tinham nenhum tipo de auxílio trabalhista.
2-O bando de Lampião, que contava com membros dos 11 até os 71 anos de idade, foi responsável por muitos assaltos, roubos, assassinatos e diversos atos de crueldade, como estupros, mutilações e torturas. Mas então como era possível que o bando ainda fosse querido por alguns? A resposta pode estar nas festas que o grupo dava e nas distribuições de dinheiro que faziam pelas vilas onde andava, além das histórias que soavam heróicas sobre as fugas e vitórias do bando.
3-A população pobre foi enxotada para a periferia e reprimida pelo Código de Posturas Municipais.
A população reclamava que os agentes de saúde invadiam as casas e obrigavam as mulheres a expor os braços e as pernas para receberem a injeção contrariando a moral familiar.
4-No dia 22 de novembro de 1910, tiros de canhão abalaram a cidade do Rio de Janeiro. Liderados por João Cândido Felisberto, conhecido como “Almirante Negro”, marinheiros deram início à Revolta da Chibata, que reivindicava o fim dos castigos físicos na Marinha.
A Revolta contra os maus-tratos paralisou o coração do Brasil por quatro dias e custou a vida de dezenas de pessoas, entre civis e militares. A punição pela chibata, até então, era um hábito herdado da Marinha portuguesa. Os castigos tinham a função de educar na marra os supostos maus elementos que compunham os quadros inferiores.