denominação "invasões" holandesas projeta, com anacronismo extremo, um sentimento nacional para o passado e inventa uma soberania brasileira herdeira de uma soberania portuguesa. Na prática mostra o que viemos a nos tornar, jamais o que éramos no século XVII. KARNAL, Leandro. "O testamento de Adão". In: "História Viva - Grandes Temas (Mar português)". Edição especial temática, nº. 14, 2006. p. 85. A presença holandesa no Brasil, no século XVII, estava relacionada à necessidade de os Países Baixos manterem e ampliarem sua hegemonia no comércio do açúcar na Europa, que havia sido interrompido:
pela política de monopólio comercial da Coroa Portuguesa, reafirmada em represália à mobilização anticolonial dos grandes proprietários de terra.
pelos interesses ingleses que dominavam o comércio entre o Brasil e Portugal.
pela política pombalina, que objetivava desenvolver o beneficiamento do açúcar na própria colônia, com apoio dos ingleses.
pela Guerra de Independência dos Países Baixos contra a Espanha, e seus consequentes reflexos na colônia portuguesa, devido à União Ibérica.
pelos interesses comerciais dos franceses, que estavam presentes no Maranhão, em relação ao açúcar
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Ola, tudo bem? Vamos lá:)
Resposta: Pela Guerra de Independência dos Países Baixos contra a Espanha, e seus consequentes reflexos na colônia portuguesa, devido à União Ibérica.
Explicação:
BONS ESTUDOS!!!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás