. Os nematoides são conhecidos por causarem doenças em humanos, outros animais e plantas. Entretanto, a grande maioria das espécies apresenta vida livre. Com relação às doenças determinadas por nematóides, é correto afirmar que:
a) Na ascaridíase suína não há sintomas respiratórios, pois o parasita não cumpre ciclo pulmonar.
B Os ovos de Ascaris solium possuem paredes grossas e resistentes à dissecação, podendo permanecer viáveis por vários anos no ambiente.
c) O agente da esquistossomose é o Schistosoma mansoni, parasita cujo hospedeiro definitivo é o homem e tem os caramujos de água doce como hospedeiros intermediários. D) A transmissão do Schistosoma mansoni ocorrem a mansoni por meio da liberação de seus ovos através das fezes do homem infectado; essas se alojam no hospedeiro intermediário e acabam contaminando o homem posteriormente, ao penetrarem em sua pele ou mucosas.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A) Incorreta - Na Ascaridíase, Ascaris Lumbricoides, Há sim sintomas respiratórios ao passo que o verme passa pelo ciclo cardiopulmonar após entrar na rede sanguínea e que, antecessor a isso, se encontrava-se na região do intestino.
B) Incorreta - Primeiramente, não existe a Ascaris Solium. Contudo, outrossim existe a Taenia Solium, que por sua vez, dá-se origem a doença da teníase.
C) Corretíssima - Esquistossomose, ou barriga d'água, é a doença causada pelo agente etiológico Schistosoma Mansoni, que possui como hospedeiros intermediários são caramujos gastrópodes aquáticos -- Biomphalaria, por exemplo.
D) Errada - A transmissão da Schistosoma Mansoni, ocorre com o contato cutâneo do homem com a água infectada pelas fezes defecadas do hospedeiro intermediário, e não do contato das fezes do homem, como diz o enunciado. (O Nematódeo defeca em um rio por exemplo e o homem, inocente da situação, entra na água e se infecta.) Já o enunciado disse o contrário. (O enunciado disse que o Schistosoma Mansoni libera seus ovos na fezes do homem! E é evidente que não é dessa maneira que ocorre todo o processo.)
Espero poder ter ajudado!.