A doença de Chagas apresenta-se em variadas formas atingindo variados órgãos. Com relação a forma digestiva, qual sua definição? Quais são os principais órgãos do trato gastrointestinal afetados? O termo "mega", em se tratando da forma digestiva, está associado as dilatações e alterações presentes nos órgãos afetados pelo T. cruzi dando origem ao megaesôfago e ao megacólon, por exemplo. Qual a correlação destas megalias com as alterações ocasionadas pelo agente etiológico? Como a doença de Chagas compromete o processo de digestão e absorção dos nutrientes?
Respostas
Resposta:
- Com relação a forma digestiva, qual sua definição?
A forma digestiva consiste de dilatação do esôfago e cólon e é, supostamente, o resultado da destruição neuronal do trato gastrointestinal e, na sua forma mais grave, causa desnutrição e constipação intratável.
- Quais são os principais órgãos do trato gastrointestinal afetados?
A doença gastrointestinal secundária à doença de Chagas afeta predominantemente esófago, cólon, ou ambos, e resulta de danos neuronais intramurais.
- O termo "mega", em se tratando da forma digestiva, está associado as dilatações e alterações presentes nos órgãos afetados pelo T. cruzi dando origem ao megaesôfago e ao megacólon, por exemplo.
O termo megacólon, por consagração, é usado para designar a dilatação e o alongamento do intestino grosso, fundamentalmente devido a alterações da inervação intrínseca dessa víscera, com os consequentes distúrbios morfológicos e funcionais.
- Qual a correlação destas megalias com as alterações ocasionadas pelo agente etiológico?
???
- Como a doença de Chagas compromete o processo de digestão e absorção dos nutrientes?
A desnervação intrínseca do esôfago que ocorre na Doença de Chagas ocasiona perda do peristaltismo no corpo do esôfago (aperistalse) e falta de relaxamento do esfíncter esofagiano inferior às deglutições (acalasia). Tais alterações são as mesmas descritas na acalasia idiopática, de ocorrência universal.
Explicação: