• Matéria: Biologia
  • Autor: chxrlotte
  • Perguntado 5 anos atrás

So responde se saber as respostas por favor
1) O Aedes Aegypti faz 2 ciclos de vida, um silvestre e outro urbano.
a) Descreva o ciclo silvestre do mosquito.

b) Descreva o ciclo urbano do mosquito.

2) Em qual dos ciclos ele infecta o ser humano?
a) Silvestre
b) Urbano

3) Quais doenças o Aedes Aegypti pode transmitir?

4) Quais são as formas de prevenção contra o mosquito? Evitando que ele nos pique e possa passar as doenças relacionadas? (pelo menos 5 alternativas)

5) Qual é o vetor na transmissão da Dengue? O mosquito ou o vírus?

6) Descreva os sintomas da Dengue.

7) Descreva os sintomas da Zika.

8) Descreva os sintomas da Febre Chikungunya

9) Descreva os sintomas da Febre Amarela.

10) Qual a importância em estudarmos essas doenças? ​

Respostas

respondido por: babystudus
1

Dengue é uma infecção viral que é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. O Ministério da Saúde (MS) registrou o primeiro caso de dengue no Brasil em 1981, apesar de relatos da doença já aparecerem desde o final do século XIX. Já em 1986 surgiram as primeiras epidemias de Dengue, em capitais do Nordeste e no Rio de Janeiro. Desde então, a doença tem sido um problema de saúde pública não só no Brasil, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou a dengue entre as 10 ameaças globais à saúde em 2019.

A Dengue clássica tem febre alta já de imediato, com temperaturas acima de 38,5ºC, também tem como sintomas dores intensas de cabeça, nos olhos e nos músculos do corpo inteiro. Em metade dos casos, manchas avermelhadas pelo corpo surgem em torno do 4º dia da infecção. São sintomas comuns também calafrios, náuseas e vômitos. São quatro vírus causadores da Dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Pacientes que já contraíram a Dengue, em caso de nova infecção, podem desenvolver uma forma mais grave da doença, chamada de Dengue Hemorrágica. Nesses casos, além dos sintomas da Dengue comum serem mais intensos, complicações sérias podem surgir: a temperatura corporal abaixa depois do 3º ou 4º dia de infecção, dor severa na região abdominal, vômito persistente e com sangue, respiração acelerada, sangramento das gengivas, fadiga e inquietação. Por conta dos sangramentos, da dificuldade na respiração e do comprometimento dos órgãos, casos de Dengue Hemorrágica podem ser fatais, principalmente de 24h a 48h após o estágio mais crítico.

2

respondido por: AnnaBeatriz180804
1

A) Descreva o ciclo silvestre do mosquito.  

Na febre amarela silvestre (ciclo silvestre), o vírus circula entre os primatas

(macacos) que, no período de viremia, ao serem picados pelos mosquitos silvestres lhes repassam o vírus. O homem susceptível (não vacinado ou com vacina atrasada) infecta-se ao penetrar na mata e ser picado por mosquitos infectados, e desta forma é inserido o ciclo de transmissão: Macaco -> Mosquito silvestre -> Homem

B) Descreva o ciclo urbano do mosquito.  

Na febre amarela urbana (ciclo urbano), o vírus é introduzido nas cidades pelo homem susceptível que contraiu o vírus, e durante o período de viremia, ao ser picado pelo Aedes aegypti, este vetor torna-se infectado, passa pelo período de incubação extrínseca e irá transmitir o vírus a outras pessoas susceptíveis, iniciando o ciclo de transmissão: Homem -> Aedes aegypti -> Homem.

Perguntas similares